10 minutos de atividade diária são tão benéficos quando 1 hora

U Milena Costa    t 23 de Abril de 2018


Muita gente acha atividade física só se faz com uma hora de academia, mas 10 minutos diários de atividade física são tão benéficos quanto uma hora ou mais de exercícios. Então não tem mais desculpa de falta de tempo para não fazer alguns exercícios e melhorar sua saúde.

Nesse artigo você aprende sobre como se exercitar e cuidar da sua saúde com só 10 minutos de exercícios por dia. Aprenda também sobre os estudos que indicam que 10 minutos basta. E tenha uma vida mais ativa e saudável.

mulher correndo com cachorro

Estudos

Uma pesquisa feita pela Universidade de Boston e publicada pelo Daily Mail, concluiu que 10 minutos de exercícios físicos diários já geram benefícios físicos. 2.109 pessoas participaram do estudo, que descobriu que os 10 minutos de exercícios surtem efeito em emagrecimento e melhores níveis de colesterol.

Outro estudo publicado pela revista Neuropsychologia e realizado pela Universidade Western em Ontario concluiu que 10 minutos de exercícios diários também trazem benefícios para o cérebro.  Esse pouco tempo já melhora a capacidade cognitiva, o que significa que uma pequena atividade antes de uma atividade que exija da sua mente, pode ser bom.

Uso de espelhos

Ou seja, vale a pena fazer uma caminhada antes de uma prova, reunião no trabalho. Ou alguma outra atividade que exija mentalmente de você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como dormir bem melhora seu desempenho na academia

Atividades para praticar em 10 minutos

Nada de dizer que você não tem tempo para se exercitar. Dá para fazer muitos tipos de atividades rápidas que não precisam ser na academia. Por isso você não vai precisar gastar dinheiro nem dizer que não tem tempo.

  • Corrida

Você pode correr em área verde, na rua ou em esteira. Fica a seu critério. Mas é um dos exercícios mais simples de praticar. Basta colocar uma roupa de exercícios e tênis e correr.

  • Natação

Se você tem acesso a uma piscina, no seu prédio ou em um clube, natação é um ótimo exercício. Inclusive é ótimo para ajudar a melhorar a respiração.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o que comer antes e depois do treino

  • Bicicleta

Você pode usar a sua, alugar ou usar a da academia. O ideal é usar uma marcha alta para aumentar a intensidade já que o tempo é mais curto.

10 minutos

 

  • Pular corda

Pular corda ajuda a emagrecer e é um exercício que pode ser feito facilmente em casa. Você pode encontrar uma corda por um preço muito acessível.

  • Dança

Dançar em casa ou na academia é um ótimo exercício para quem quer emagrecer. Já que queima muitas calorias.  Você pode fazer em casa mesmo no tempo que você tiver disponível. Pode inclusive ver aulas na internet.

10 minutos de exercícios em casa

Muitas pessoas querem fazer exercícios como os feitos em academias, mas de fato não tem tempo. Aprenda alguns exercícios para fazer em casa.

  • Agachamento

10 minutos

De pé e com os pés abertos na largura dos seus ombros, flexione os joelhos e agache sem passar os joelhos da linha dos pés. Mantenha a coluna reta e depois retorne a posição inicial. Repita o exercício por 3 sessões de 15 repetições.

Esse exercício tem algumas versões modificadas. O agachamento profundo pode ser feito da mesma forma, mas descendo mais, o máximo que puder. O agachamento sumô deve ser feito da mesma forma, mas com as pernas bem abertas, como na luta oriental.

  • Passada frontal

Para fazer 10 minutos de exercícios, a passada frontal pode ser incluída. É preciso começar em pé, deslize uma das pernas para frente dando espaço para fazer um ângulo de 90°. Desça com a perna de trás até quase o chão. Retorne a posição inicial e depois repita com a outra perna.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como vencer a preguiça na hora de malhar

  • Prancha

não perder o ritmo

A prancha é um exercício ótimo que ajuda a trabalhar todo o corpo.  A prancha isométrica é simples. Permaneça com o abdômen para baixo, cotovelos e pontas dos pés apoiados no chão, sempre com os pés abertos na largura dos ombros.

Você deve ficar por pelo menos 10 segundos sustentando essa posição e contraindo o abdômen. Não se esqueça de manter coluna reta alinhada ao pescoço e as pernas. Com o passar dos dias se exercitando você deve permanecer por mais tempo na posição.

Emagrecimento

Como foi dito, é possível emagrecer com apenas 10 minutos de exercícios diários. Mas se você tem esse objetivo, e não tem tempo, é ideal investir em intensidade. É preciso descansar entre os exercícios, mas tem elevar a intensidade, respeitando seus limites, claro.

Acessórios úteis

Praticar atividades por apenas 10 minutos diários para quem apenas busca uma vida mais saudável, já é suficiente. E você verá sim muita mudança no seu cotidiano e no seu corpo. Mas o ideal é se acostumar às atividades e não esperar logo de cara mudanças físicas.

Alimentação

É preciso sempre ter uma boa alimentação. Seja se exercitando por 10 minutos diários ou passando horas na academia. Independente do seu objetivo, seja emagrecer ou se sentir mais disposto e saudável.

A alimentação é até mais responsável por essa mudança do que o exercício físico sozinho. Procure ingerir alimentos saudáveis, reduzir açúcares e investir diminuir hábitos como ingerir muita bebida alcoólica.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 10 dicas para começar sua reeducação alimentar

Dica

dançando

Invista em roupas e sapatos adequados para a prática de exercícios. Roupas ventiladas e confortáveis são o ideal. Usar sapatos próprios para exercícios, que tenham amortecedores, principalmente para quem vai correr, é o indicado.

Faça alongamento antes de qualquer exercício. 10 a 30 segundos de alongamento já é suficiente. Aquecimento também é importante para quem vai fazer exercícios de maior intensidade. Pois prepara seu corpo para o que está por vir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *