5 exercícios que queimam mais calorias que a corrida

U Fabíola Cunha    t 22 de setembro de 2016


Calma, não há nada de errado com a boa e velha corrida. Ela permite que você reduza o stress, aumente a resistência para outros exercícios, sue muitas calorias – e tudo isso com um par de tênis e uma estrada livre à frente.corridaAo correr num ritmo de um quilômetro a cada 10 minutos, você queima cerca de 10 calorias por minuto. É uma boa quantia e se você correr mais rápido, queima mais. Porém, para aqueles que não gostam tanto assim de correr, ou querem acrescentar outros métodos de queima calórica à corrida, há atividades que são ainda mais intensas.

Treinos com peso de alta intensidade queimam mais calorias que a corrida, mas isso não é o que tornou-se de conhecimento comum. No Compêndio de Atividades Físicas, o cálculo é feito sobre a energia gasta através de metabolismo aeróbico e a corrida é apontada como campeã de calorias perdidas.

Isso funciona bem para exercícios de baixa ou média intensidade, mas não tão bem para atividades de alta intensidade que dependem de metabolismo anaeróbico (quando o corpo produz energia sem usar o oxigênio).

Pesquisadores da Universidade do Sul do Maine usaram um método mais avançado para estimar energia gasta durante o exercício e descobriram que treinos com peso queimam 71% mais calorias que o que era orignalmente pensado. Isso sugere que um circuito de treinamento feita em alta intensidade queima tantas calorias quanto correr a uma velocidade de 6 minutos por quilômetro.

Outros exercícios cardio podem acelerar a queima. Veja alguns exemplos:

Balanço de kettlebellcalorias

Esse exercício cardio exercise trabalha os músculos grandes e poderosos próximos aos glúteos e quadris, mandando o coração bater bem mais rápido. Em estudo, os participantes perderam 20,2 calorias por minuto em 20 minutos, com o coração batendo 93% do seu máximo.

Remo indoorcalorias

Um homem de 80kg pode queimar 377 calorias durante 30 minutos de remadas vigorosas, ou algo como 12,5 calorias por minuto, segundo estudo da Universidade de Harvard. É um treino completo, com músculos dos braços, pernas, costas exigidos ao máximo.

Burpeescalorias

Um homem de 80kg queima cerca de 1,5 caloria por burpee, que é a sequência de agachamento, flexão de braço e posição em pé após salto. Se você conseguir 7 burpees por minuto, já vai perder mais de 10 calorias em 10 minutos.

Explosões na bicicletacalorias

Alguns testes feitos por gurus dos exercícios físicos nos Estados Unidos demonstraram ser possível perder quase 90 calorias em apenas um minuto em uma bicicleta ergométrica que aumenta a resistência conforme você pedala mais pesado. O segredo é simples (ou não): dar tudo em 60 segundos.

Pular cordacalorias

Lembra da brincadeira de criança? Pular corda em velocidade de moderada a intensa, com cerca de 100 a 120 pulos por minutos, queima 13 calorias por minuto, usando mais músculos que corrida e desafiando equilíbrio e coordenação, especialmente se você sabe e põe em prática aqueles truques de bater corda ao estilo Rocky Balboa.


Deixe uma resposta