Alimentação Saudável Durante o Exercício

U Marcos A.    t 10 de janeiro de 2014


Que nós precisamos comer menos gordura e carboidratos e mais verduras e legumes todo mundo sabe. O problema é que muita gente que segue uma dieta rigorosa, observando esses parâmetros não se dá conta de que quando começa a fazer exercícios, sejam eles leves ou vigorosos, precisam adequar a sua alimentação às suas novas necessidades metabólicas. É muito importante respeitar os limites do corpo ou então você sofrerá as consequências.

Alimentação saudável durante o exercício

Como perder peso

A primeira regra básica para perder peso é ingerir uma quantidade menor de energia do que você gasta. Dependendo de sua atividade física, dá pra perder 455 gramas por semana reduzindo apenas 500 calorias da sua dieta. Parece pouco, mas depois de alguns meses, notar a diferença será fácil. Acabe com o mito das dietas milagrosas que afirmam que não será necessário fazer sacrifícios para perder peso, isso não existe.

Alimentação saudável durante o exercício

Para uma alimentação saudável, a primeira regra e não retirar nenhum grupo alimentar importante. Normalmente o primeiro a ser retirado automaticamente é a gordura, mas existem boas gorduras como a do leite, carnes e ovos que não devem ser retirados do cardápio. Nosso corpo precisa dela, a membrana plasmática das nossas células precisam dessa gordura para construir sua estrutura.

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Modo de inanição

Dietas que cortam uma grande quantidade de calorias por refeição, deixando tudo pela metade pode trazer um efeito reverso do que se espera. A pessoa come bem menos do que deveria com a intenção de perder peso, mas acaba mantendo cada grama enquanto passa fome. O modo de Inanição acontece justamente nesse ponto quando o corpo percebe uma redução drástica de energia para consumo e começa a gastar bem menos calorias do que de costume. Nosso corpo entende que como há uma falta de alimento é preciso guardar a energia que ainda possui.

Alimentação saudável durante o exercício

Alimentação em números

Existem alguns regrinhas nos gastos energéticos corporais que são muito importantes para tomarmos como referência e percebermos como o nosso corpo funciona. Vários fatores podem influenciar como:

Alimentação saudável durante o exercício

  • Taxa basal de acordo com o sexo: a taxa basal é uma taxa de energia que será consumida pelo organismo para realizar suas atividades básicas, mesmo em repouso. Enquanto os homens consomem 24 calorias por quilo, as mulheres consomem 22 calorias. Agora você entende porque as mulheres engordam mais facilmente do que os homens? Claro que não é apenas esse fator, mas pode influenciar.
  • Tipo de exercício: realizar uma corrida consegue gastar até 400 calorias por hora enquanto exercícios vigorosos como musculação consomem até 600 calorias por hora.

Tenha hábitos alimentáres saudáveis

O café da manhã é a refeição mais importante e nunca deve ser negligenciada. Além de consumir frutas você pode fazer algumas substituições como comer pão ou torrada integral, dar preferência aos alimentos lights como o requeijão e a margarina. Se você é daqueles que adoram fazer um bom prato a melhor hora para isso é no café da manhã. Ainda pela manhã, leve um lanche para o trabalho como frutas, barra de cereais, iogurte desnatado com granola ou castanhas. Não é adequado ficar sem comer por mais de 3 horas para evitar problemas como gastrite ou então impedir que você coma desesperadamente na hora do almoço. Veja outros hábitos que devem ser mudados:

Alimentação saudável durante o exercício

  • Evite comer muito na hora do jantar, pois neste horário o metabolismo do corpo cai se preparando para o sono e acaba guardando todo o carboidratos que você consome;
  • Prefira carboidratos complexos;
  • Elimine as bebidas alcóolicas. O álcool é extremamente calórico;
  • Gorduras não-saturadas são as mais indicadas como o azeite e o óleo de coco. Elas ajudam a reduzir problemas circulatórios e cardíacos;
  • Ficar bem hidratado durante todo o dia, principalmente no verão;

A verdade é que, a grande maioria dos itens citados acima, você já sabia só não teve ainda a coragem e a força de vontade necessária para entrar na dança. Mudando os seus hábitos alimentares você ficará doente com menos frequência e quando isso acontecer, o processo de cura será bem mais rápido que o normal. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.


Uma resposta para “Alimentação Saudável Durante o Exercício”

  1. marcelo disse:

    OI BOA TARDE.
    SUPLEMENTOS FAZ ALGUM MAL PRA SALDE ?
    SE NAO FAZ QUEL VC ME INDICARIA?
    ENTREI NA ACADEMIA JA FAZ UM MES,QUERO SECAR AS GORDURAS
    E DEFINIR MEU CORPO,QUAL SUPLEMENTO VC ME INDICARIA ?
    abç

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