Alimentos com Grande Quantidade de Sódio Podem Prejudicar sua Saúde

U Marcos A.    t 29 de abril de 2014


Existem alimentos que são capazes de fazer um belo estrago no nosso organismo, fazendo com que ele funcione da maneira mais errada possível. Uma substância que consegue fazer esse trabalho muito bem feito é o sódio ou o nosso querido sal de cozinha. Não há o que se discutir quando estamos falando da importância desse tempero para o nosso dia a dia. Ele é tão importante que na época do Brasil Colônia era utilizado como forma de pagamento devido a escassez desse produto. É daí que vem o nome salária sabiam? Pois bem, apesar de tantos pontos positivos é preciso saber quais os malefícios essa substância pode nos trazer.

Leia também quais os alimentos que ajudam a criar músculos.

Já ouviram falar que quem possui problemas no controle da pressão arterial deve ingerir ou não sal? Por exemplo, quem sofre de pressão alta (o mais comum) deve evitar o consumo de sal, já quem vive em constante baixa da pressão deve colocar uma pitadinha de sal na boca para aumentá-la. Isso acontece porque o sódio é diretamente responsável pela quantidade de líquidos que estão nas nossas células e no nosso corpo como um todo. Quem ingere muito dessa substância sofre de retenção hídrica, o que é um risco para a saúde dos vasos sanguíneos e para o coração. Veja quais os riscos do excesso de sódio no corpo:

sodio4

  • insuficiência renal e cardíaca;
  • AVC (acidente vascular encefálico);
  • aneurisma;
  • infarto do miocárdio;

Entre outros problemas, podemos identificar um bem comum entre as mulheres. As celulites assombram a vida de muitas e o excesso no consumo de sódio também é responsável pelo aparecimento dessas indesejáveis visitantes.

Leia também: Como ter uma alimentação saudável durante o exercício.

Qual a quantidade ideal de sódio?

Para se ter uma ideia do quanto ingerimos dessa substância por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a quantidade ideal de sal de cozinha para o nosso alimento deveria ser de, no máximo, uma colher de chá por dia. Isso presenta menos de 6 gramas diárias de sal, já que a quantidade ideal de sódio é de 2.300 mg por dia e cada grama do sal de cozinha possui 400 mg.

sodio6

Dicas para reduzir o consumo de sódio

Tem gente que não consegue fazer uma refeição sem acrescentar sal à comida quando está almoçando ou jantando. Fora o sal que já fora adicionado durante o preparo, soma-se a isso mais outra boa quantidade, o que representa um verdadeiro risco para a saúde. Veja como pequenos gestos podem melhorar isso:

  • retire o saleiro da mesa durante as refeições;
  • quando for comprar os alimentos analise as tabelas nutricionais e veja a quantidade de sódio de cada item antes de comprá-lo;
  • utilize outros temperos no lugar do sal como pimenta, hortelã, manjericão, gengibre e outros;

sodio5

Os alimentos em conserva, no geral, já possuem uma grande quantidade de sódio. Por isso, reduza a quantidade de enlatados nas compras e prefira os alimentos frescos. Também já é possível encontrar em supermercados o sal de cozinha com uma quantidade menor de sódio. Só não vale compensar o sabor aumentando a quantidade durante o preparo. Aqui vai uma lista de alimentos que contêm alto teor de sódio:

  • Queijo Parmesão: durante uma pesquisa realizada pela Anvisa já foi possível encontrar queijos com 3.052 mg de sódio para cada 100 gr. Portanto, fique de olho.
  • Macarrão Instantâneo: na verdade o perigo não está na massa em si e sim no tempero que vem dentro do pacote. A média é de quase 1.800 mg para cada 100 gr do produto.
  • Mortadela: além de não conter uma boa composição nutricional (eu disse boa? Quis dizer horrível) ela também é uma campeã quando se fala em teor de sódio. São 1.303 gramas para cada 100 do produto.
  • Maionese: pode até ser que ela não seja tão calórica quanto pensamos, mas há nela mais de 1000 mg de sódio para cada 100 gr.
  • Bolachas e biscoitos: aqueles biscoitinhos do lanche e do café da manhã podem ter quase 1.100 mg de sódio, mas segundo a Anvisa, o valor máximo deve ser de 699 para cada 100 gr.
  • Salgadinho de milho: melhor os pais ficarem de olho, já que esse é um dos alimentos preferidos das crianças. Eles possuem quase 800 mg de sódio para cada 100 gramas.
  • Carne de Hambúrguer: outro produto extremamente prejudicial para a saúde como um todo e possui mais de 700 mg de sódio.
  • Batata Frita: é gente, infelizmente a deliciosa batata frita também caiu na malha fina. Ela possui mais de 600 mg de sódio.

Deixe uma resposta