Alimentos corretos para quem pratica corrida

U Marcos A.    t 15 de setembro de 2014


Quem corre com frequência sabe como é difícil manter o nível de energia alto durante os treinos. Os músculos se cansam facilmente ainda que você não queira parar naquele momento. Muitos praticantes acabam recorrendo aos energéticos, mas os alimentos são as melhores fontes de energia para qualquer pessoa.

Comendo da maneira correta é possível melhorar o desempenho durante os treinos. Por exemplo, o consumo de carboidratos simples como pão e arroz branco não vai ajudar em nada. Nesses alimentos, o açúcar, que é fonte de energia, metaboliza-se rapidamente não sobrando nada para suprir os músculos. Veja abaixo a lista de alimentos que são muito interessantes para quem gosta de correr:

Aveia

Apenas 2 a 5 colheres por dia já é o bastante para sentir os seus benefícios. Possui uma alta concentração de vitaminas, principalmente, as do complexo B que são fontes de carboidratos complexos. Estes são ideais para manter um ritmo de corrida prolongado, pois consegue distribuir energia de forma gradual e sem picos de insulina.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre alimentos que reduzem a absorção de gordura.

Batata doce

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Excelente fonte de energia para os músculos. Além de ser um alimento que cabe no bolso, você pode fazer vários pratos com ele. O mais famoso de todos é a combinação com o frango, o predileto dos praticantes de musculação.

Chá verde

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Um excelente antioxidante. Ele é ideal para livrar o organismo do excesso de radicais livres em dias de longas corridas. Além disso, reduzem as taxas de LDL e ajuda a perder peso. A quantidade ideal que deve ser tomada por dia varia entre 4 e 5 xícaras do chá.

Confira também nossas dicas sobre alimentos que ajudam a criar músculos.

Cebola

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Esse alimento é considerado como um dos melhores do mundo. Para os corredores a grande vantagem de acrescentá-lo nas refeições é por causa da presença de uma substância chamada de quercetina. Ela é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo o LDL.

Linhaça

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Com 1 colher de sopa dessa semente pro dia, já é o bastante para sentir os seus benefícios. Possui efeito anti-inflamatório, o que ajuda nas defesas do organismo e também possui propriedades antioxidantes por conta da presença da lignana. Também reduz os níveis de triglicerídeos.

Salmão

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Excelente escolha para garantir uma boa recuperação muscular depois de longo treino. Um filé de salmão assado, cru ou grelhado é a quantidade considerada a ideal para se consumir em um dia.

Quinoa

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Considerado pela Organização Mundial de Saúde como um dos cereais com maior valor nutritivo do mundo. É riquíssimo em aminoácidos, possui grande teor de fibras (o que ajuda a manter a energia disponível por mais tempo para o corpo) e possui altas doses de gordura que aumenta o HDL, uma gordura do bem.

Confira também nossas dicas de alimentos para engordar.

Noz Pecã

 Alimentos corretos para quem pratica corrida

Excelente para repor os eletrólitos que são perdidos durante a corrida através do suor. Possui magnésio, potássio, fibras, vitamina E e selênio. Quatro unidades por dia já é o suficiente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *