Alimentos que Ajudam a Criar Músculos

U Marcos A.    t 16 de abril de 2014


Se alimentar bem é essencial para todos, independentemente de fazer exercícios físicos ou não. Precisamos de uma quantidade mínima de carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras e proteínas por dia para fazer o organismo funcionar de maneira ótima. Uma atenção maior deve ser dada a alimentação das pessoas que realizam atividades físicas com frequência, principalmente exercícios intensos como a musculação. Para refazer as micro-lesões que acometem a fibra muscular depois da musculação é necessária uma boa quantidade de proteínas disponíveis no organismo para ser utilizada.

Alimentos que ajudam a criar músculos

Muitas pessoas costumam recorrer aos suplementos alimentares por ser uma forma mais prática e eficiente de consumir os nutrientes necessários. Mas, os alimentos são, sem dúvida alguma, a melhor fonte de nutrientes para a nosso organismo, pois acabamos por consumir outros nutrientes importantes para a nossa saúde e não apenas substâncias isoladas que é o caso do whey protein. Entre esses alimentos temos os mais conhecidos como as carnes, ovos, soja e queijos, mas existem outros que, provavelmente nunca passou pela sua cabeça que poderiam ser tão eficientes para ajudar no crescimento dos músculos.

Brócolis

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Esse vegetal é capaz de acabar ou, pelo menos, reduzir as dores musculares que acometem muita gente depois dos treinos intensos na academia. Basta uma pequena porção por dia e os antioxidantes presentes nesse alimento fazem o seu trabalho, neutralizando os radicais livres através do betacaroteno, da luteína e da zeaxantine.

Azeite

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Esse óleo vegetal, muito usado na culinária de países banhados pelo mar mediterrâneo, ganhou fama de mocinho. Depois que estudos conseguiram constatar, que ele é um excelente alimento quando se trata de proteger o organismo das doenças cardiovasculares, os nutricionistas começaram a incrementar as dietas com essa substância. Ele é capaz de reduzir o LDL (o colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (considerado o colesterol do bem). Mas, o que pouca gente sabe é que a sua gordura é uma excelente fonte de energia para as células musculares, conferindo maior resistência e portanto, um melhor desempenho nos treinos. Uma a duas colheres de sopa por dia é a quantidade ideal para o bom funcionamento do organismo.

Abacaxi

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Uma excelente opção de fruta para ser consumida antes dos treinos. O abacaxi é rico em potássio, magnésio e cálcio, substâncias que participam diretamente da contração muscular. Também é possível encontrar as vitaminas A, B1 e C, responsáveis por impedir a oxidação muscular. As frutas em geral, possuem baixo índice glicêmico, sendo facilmente digeridas e ofertam porções de carboidrato de forma lenta e gradual, permitindo energia durante todo o treino. Outro ponto positivo das frutas é a sua grande quantidade de fibras, que não te deixam com a sensação de barriga cheia antes dos exercícios.

Cereja

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Pouco popular no Brasil, estudos comprovam que comer, pelo menos, duas porções por dia ajuda a reduzir as dores musculares depois do treino. Ela contém substâncias como potássio e vitamina C que ajudam a recuperar as fibras que foram lesionadas durante a musculação, acelerando o processo.

Espinafre

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Quem aqui não sabe que esse é o vegetal preferido do marinheiro Popeye e que já conseguiu livrá-lo de muitas enrascadas contra o seu rival Brutos, pois lhe conferia grande força. Não é à toa que esse vegetal tem boa fama, pois ele e todos os vegetais de coloração verde escura contém uma substância que ajuda o músculo a captar oxigênio da corrente sanguínea chamada octacosanol. Ele consegue potencializar a quebra das fontes de energia como os carboidratos e as gorduras e também degradam a proteína para que ela fique facilmente disponível para a reparação muscular. O espinafre não é capaz de aumentar a força dos músculos de forma direta, mas consegue facilitar a absorção de energia o que melhora o desempenho nos treinos.

Agrião

Alimentos que ajudam a criar músculos

 

Outro vegetal muito utilizado em saladas e outros pratos e que muitos não gostam por seu sabor forte. Mas a grande quantidade de ferro e vitamina C que essa hortaliça possui são motivos mais que suficientes para você passar a apreciar esse alimento. Ele ajuda a reduzir a fadiga muscular durante os treinos, assim, você consegue treinar com mais qualidade e por mais tempo.


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