Amêndoas, soja, arroz: compare os benefícios do leite vegetal

U Fabíola Cunha    t 12 de maio de 2017


Leites de origem vegetal como leite de amêndoas e arroz têm ganhado muitos adeptos no mercado. Mas como saber qual deles é o melhor para você?

leite vegetal

O sabor é muito importante, claro, mas a nutrição é tão importante quanto. Alguns oferecem mais proteínas, mais gordura, menos cálcio.

Apesar de serem enriquecidos muitas vezes, a maioria não é tão nutritiva quanto o leite de vaca (com 9 vitaminas essenciais, minerais e 8 g de proteína por xícara).

Leite de amêndoas

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Com apenas 30 calorias e 2,5 g de gordura por xícara, o leite de amêndoas sem adição de açúcar (atenção ao rótulo!) é uma ótima opção se você está tentando cortar calorias. As amêndoas contêm cálcio, com 45% dos valores diários sugeridos por xícara. Rico em vitamina E, esse leite só peca pela baixa quantidade de poteínas: apenas 1g por xícara.

Leite de soja

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Com 6 gramas de proteína por xícara, o leite de soja é o que mais se aproxima do leite de vaca em quantidade de proteína. Também é rico em potássio e tem apenas 100 calorias, com 3m5 g de gordura por xícara. Versões enriquecidas oferecem cálcio, vitaminas do Complexo B e Vitamina D.

Leite de arroz

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Com 130 calorias e apenas 1 g de proteína por xícara, o leite de arroz tem como vantagem uma quantidade baixa de gordura: 2,5 g e não tem gordura saturada (por xícara). Versões enriquecidas têm cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B. Procure por versões que não vêm adoçadas para evitar 12g de açúcar por porção!

Leite de coco

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Com 4 g de gordura saturada por porção, o leite de coco é uma alternativa que tem muita gordura e calorias. Algumas versões sem açúcar têm apenas 45 calorias por porção.

Leite de cânhamo

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Difícil de encontrar no mercado brasileiro, essa versão tem cerca de 5 g de gordura por porção – apenas 0,5g é saturada e a maior parte é composta de gorduras boas ômega 3. O leite de cânhamo tem 3 g de proteína e 70 calorias por porção.

Leite de aveia

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Geralmente é muito rico em açúcar e calorias (19 g e 130 por porção, respectivamente). O leite de aveia tem mais proteína que suas alternativas, com 4 g por porção.

Estão interessado em mudar do leite bovino para o leite vegetal? Veja nossa matéria sobre as vantagens do leite vegetal.


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