Aprendendo a lidar com a autossabotagem

U Marcos A.    t 11 de agosto de 2014


O pior inimigo de quem está tentando emagrecer e ter mais saúde, na maioria das vezes, é a própria pessoa. Chegar em casa, depois de uma série enorme de exercícios, e se enfiar de cabeça em um pote de sorvete é não dar valor ao próprio esforço. Você sabe que está acima do peso, que isso está prejudicando a sua saúde, mas, ainda assim, vai a um rodízio de pizza com os amigos num sábado a noite e depois vem o sentimento de culpa, tarde demais.

Aprendendo a lidar com a autossabotagem

O que é a tal autossabotagem?

Esse é um dos piores comportamentos que qualquer um de nós podemos adotar. A autossabotagem é aquilo que fazemos repetidamente mesmo sabendo que é algo destrutivo para nós. Colocamos a culpa em fatores externos e depois nos sentimos um fracasso por não ter resistido quando devíamos. Depois de algum tempo isso torna-se um ciclo vicioso, pois, nos acostumamos com a sensação de culpa e empurramos a situação com a barriga.

Aprendendo a lidar com a autossabotagem

Conseguimos até reconhecer o que está certo e o que está errado e saber o que podemos ou não fazer, mas isso não é o bastante. Mesmo sabendo exatamente qual o comportamento que devemos deixar de lado continuamos insistindo em algo que não trará nada além de tristeza e sentimento de fracasso. A melhor alternativa para deixar para trás esse comportamento é fazer terapia.

Dica: Leia também nosso artigo especial sobre a dieta dukan.

Aprendendo a lidar com a autossabotagem

Na maioria das vezes, o problema não está no agora, no presente, e sim, no passado. Fazer terapia para tentar descobri o que te leva a esse comportamento destrutivo pode sanar a grande maioria dos seus problemas. Finalmente você vai conseguir seguir uma dieta até o final ou ir todos os dias para a academia sem arranjar nenhum tipo de desculpa esfarrapada para isso.

Dicas que vão te ajudar nessa jornada

Obstáculos vão aparecer para impedir que você concretize o seu planejamento, mas não desista. Comprometa-se a não desistir no primeiro empecilho que aparecer, diga a você mesmo que pode e vai seguir em frente. Outra coisa que pode ajudar é tornar o seu trabalho e compromisso público.

Aprendendo a lidar com a autossabotagem

Existem pessoas que fazem blogs contando o que comem, o treino que fizeram na academia, mostram os resultados e as batalhas que conseguiram vencer. Você pode fazer tudo isso e, além de perder peso e ficar com o corpo em dias, ainda pode ficar muito famoso. Tem muita gente por aí que acabou fazendo do blog ou site um emprego muito rentável.

Aprendendo a lidar com a autossabotagem

Uma outra maneira de conseguir desviar de pensamentos que estão prestes a levar você a cometer um desastre é ocupar a mente. Quando bater aquela vontade quase incontrolável de ligar para um fast food e pedir um grande sanduíche, tente assistir a um filme, ler um livro, ligar para um amigo. Mudar o foco dos pensamentos pode ajudar e muito nessa batalha da qual você sairá vencedor.


Deixe uma resposta