Arvorismo: veja o mundo do topo das árvores

U Fabíola Cunha    t 19 de março de 2017


O arvorismo é um esporte de aventura, que se resume em percorrer caminhos previamente estipulados pelo topo das árvores, oferecendo uma perspectiva diferente do local, seja floresta, parque, bosque, etc.

arvorismo

Esporte e muito mais!

Essa atividade pode ter uma função esportiva ou contemplativa e observadora. Na esportiva, as plataformas são montadas e percorridas de forma a promover diversas atividades, com a escalada e o rapel.

Na contemplativa, mais aplicada ao turismo, a ideia é observar plantas e animais tendo como ponto de vista o cume das árvores. Em inglês, o termo usado para a prática é canopy, que significa, em tradução literal, “toldo”. Ou seja, o topo, a cobertura das árvores.

Origens do arvorismo

A prática começou a ser desenvolvida por dois canadenses interessados em preservação e contemplação da natureza, na Costa Rica, no início dos anos 90.

A ideia deles é que, estando no topo das árvores, o ser humano interfere menos e também sofre menos interferência em sua prática de observação.

No Brasil, a atividade chegou em 2001 e hoje é facilmente encontrada nas cidades paulistas de Brotas e Analândia, e na cidade sul-matogrossense de Dourados.

arvorismo

Como funciona o Arvorismo

As plataformas ficam nas próprias árvores, ou em postes, entre uma árvore e outra. Cabos unem um ponto a outro, e o praticante usa equipamento de segurança como cordas, capacete, luvas e polias para percorrer a distância, que vai de dezenas a uma centena de metros. Os guias orientam os praticantes sobre os métodos de segurança durante o passeio.

Para a prática do arvorismo, não é preciso ser um atleta de elite. O condicionamento físico necessário é mínimo e não é exigida experiência prévia e habilidades específicas. Durante a prática, o que se exige é concentração e determinação para acertar os movimentos e seguir no percurso. Há tipos diferentes de arvorismo, alguns são com tirolesas, sem plataformas para caminhada.

arvorismo

Não a toa, a prática em grupos tem sido muito procurada por empresas para desenvolver as equipes de trabalho, quanto a concentração, determinação, coragem e iniciativa. Há circuitos tão simples que até as crianças podem fazer.

arvorismo

Apesar de estar nas alturas, o arvorismo oferece poucos riscos, pois o equipamento de segurança é obrigatório. O Inmetro certifica os gestores de passeios de arvorismo. O que é recomendado é a procura de empresas com esse certificado para fazer o passeio.

Aproveite também para ver a matéria sobre o trekking e o slackline!


Deixe uma resposta