As vantagens da água alcalina para o treino

U Fabíola Cunha    t 19 de setembro de 2017


Água alcalina? Isso mesmo. O que é necessário ingerir para garantir sucesso em 90 minutos de treino? Se você está correndo de leve no parque, por 40 minutos beber água antes, durante e depois do treino vai ser o suficiente.

Porém, para aquelas pessoas que ultrapassam 60 minutos de corrida intensa, por exemplo, é preciso pensar melhor. Principalmente em um país com temperaturas altas.

água alcalina

Minerais como potássio e sódio são perdidos quando o suor é intenso. E só água não resolve. Alguns alimentos, como banana, podem ser necessários.

E bebidas que com pH mais alto (alcalinas) e electrólitos. É a chamada água alcalina. Elas equilibram a acidez do organismo. Quem treina pesado e fica coberto de suor pode se beneficiar mais depois do treino se ingerir bebidas assim, ao invés de apenas água.

Por que a água alcalina é benéfica?

homem bebe água

O treino intenso faz com o corpo use as fibras musculares como fonte de energia. Nesse processo, produzem ácido láctico e diminuem o PH do organismo (mais ácido).

O músculo do corpo humano só funciona de forma correta quando o pH está acima de 6,5 (quase neutro). O ácido láctico se acumula e há maior risco de lesões.

Com a água alcalina, o pH do sangue fica dentro dos valores saudáveis por mais tempo. Entre os benefícios estão:

  • Minimizar o risco de lesões musculares
  • Prevenir o surgimento de cãibras
  • Reduz o cansaço durante os treinos
  • Recuperação mais rápida após o treino

A água alcalina também é um antioxidante, que ajuda a melhorar o funcionamento das células. Além, é claro, de retardar o envelhecimento.

água alcalina benefícios

Mas lembre-se: a água alcalina é auxiliar, ela não pode substituir a ingestão de água limpa, filtrada e sem alterações que fazemos todos os dias.

Antes de iniciar o consumo de água alcalina em casa ou na academia, é melhor procurar um médico. Cada organismo tem suas peculiaridades . Uma consulta pode determinar se há necessidade e também a quantidade ideal dessa substância.

Quer saber mais sobre hidratação inteligente? Veja nossa matéria e mantenha-se hidratado com os alimentos ricos em água.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *