As vantagens do leite vegetal

U Marcos A.    t 13 de novembro de 2015


Há muito tempo que o leite de vaca, o mais comum e consumido, tem sido alvo de críticas. Ele tem suas vantagens: é rico em cálcio e proteínas, mas também causa malefícios, principalmente para aqueles que têm alergia ou sou intolerantes à lactose.

Veja se o leite é o vilão ou o mocinho.

Uma boa opção para esses e outros problemas foi se adaptar ao uso de outros tipos de leite, os chamados leites vegetais. Não há uma definição para eles, apenas são identificados como muito parecidos com o leite comum, de origem animal. Mas eles não são uma novidade. Há muito tempo, outras culturas já consumiam esse tipo de leite.

As vantagens do leite vegetal

Quais os benefícios do consumo do leite vegetal

O primeiro benefício que podemos citar é a questão da variedade. Hoje, temos no mercado o leite de soja, por exemplo, que se tornou bastante comum. Além dele, é possível fazer de forma bastante natural o leite vegetal a partir das castanhas, amêndoas e outros alimentos.

São muitas as pessoas que estão dando preferência ao consumo do leite vegetal. O leite de vaca anda sendo associado a diversas doenças, inclusive ao câncer de próstata e de ovário. A lógica é simples: o leite de origem animal é produzido de forma específica de acordo com as necessidades de cada mamífero. Tanto é assim que as mães conseguem produzir o seu próprio leite, um alimento específico para um bebê.

As vantagens do leite vegetal

Sabor

Essa é uma das vantagens de consumir o leite vegetal. Se você não gosta, por exemplo do leite de soja, existem outras infinidades de tipos e sabores que agradam. Outro exemplo é o leite de coco que é mais doce e cremoso, já o leite de arroz é mais fino e líquido.

Descubra quais são as reais diferenças entre os diversos tipos de leite.

Sem aditivos químicos

Quanto menor a quantidade de alimentos que ingerimos com aditivos químicos, melhor. Comidas industrializadas não devem fazer parte da nossa dieta pois possuem substâncias que causam inflamação aos tecidos orgânicos. O leite de amêndoa, de soja, de nozes, de coco e vários outros podem ser feitos em casa e guardados no congelador sem precisar adicionar absolutamente nada.

As vantagens do leite vegetal

Nutritivos

Os leites vegetais podem não ter as mesmas propriedades e benefícios do leite de vaca, mas existem vários outros nutrientes que são extremamente importantes para a saúde. Eles não possuem lactose, são ricos em vitaminas das mais diversas e são cheios de minerais e até proteínas no caso do leite de soja.

Os principais leites vegetais

Leite de soja

Esse tipo de leite não possui colestrol e uma quantidade mínima de gordura saturada. É ideal para quem sofre com intolerância á lactose ou algum tipo de alergia ao leite. É mais consistente e também é indicado para portadores de diabetes por oferecer baixo índice glicêmico. Faz bem para o sistema cardiovascular e também ajuda na resolução de inflamações e infecções.

As vantagens do leite vegetal

Leite de aveia

Quer perder peso? Então uma boa opção é trocar o leite comum, de origem animal, por este aqui. Ele possui elevado teor de fibras e com isso consegue fornecer muita energia e possui baixo índice glicêmico. É uma boa escolha para ingerir antes dos treinos. Ele prolonga a sensação de saciedade, possui vitamina E (antioxidante), reduz o colesterol e controla o diabetes.

Saiba mais sobre a Dieta do Leite.

Leite de castanha do pará

A castanha do pará é uma oleaginosa muito fácil de ser encontrada em feiras livres ou em casas de produtos naturais. Ele é rico em gorduras boas, que reduzem o colesterol ruim, vitaminas B1 e E, além de ser rico em selênio. Também possui uma boa quantidade de fibras.

As vantagens do leite vegetal

Leite de arroz

Esse leite é fabricado a partir da mistura do arroz semi-branqueado com água e pode ser encontrado nos supermercados em diferentes sabores como chocolate ou baunilha. É o que oferece menor chance de desenvolver algum tipo de alergia. Outro ponto positivo é o fato de não conter glúten, uma substância que provoca inflamação dos tecidos e que vem sendo eliminada da dieta de todos.

Leite de amêndoas

Outra oleaginosa bastante comum, porém pode apresentar um preço um tanto salgado em algumas regiões do país. Ele não contém gordura satura, lactose, colesterol e tem uma grande quantidade de potássio. Também é rico em fibras e possui um sabor mais adocicado.

 As vantagens do leite vegetal

Como fazer leite vegetal

É possível fazer o seu leite vegetal em casa e deixá-lo armazenado no congelador. A maioria deles é feito com os grãos depois que passam algumas horas mergulhados na água. É bastante rápido e fácil de fazer. Veja abaixo duas receitas:

Descubra como fazer escolhas saudáveis na dieta.

Leite de soja

O grão da soja deve ficar de molho na água por, no mínimo, 6 horas. Depois disso ponha os grãos no liquidificador e bata com água numa proporção de 1 copo de grãos para 3 de água. Depois coe com a ajuda de um pano e leve a parte apenas a parte líquida ao fogo para ferver. Assim que levantar fervura deixe o leite cozinhando por cerca de 30 minutos.

Leite de arroz

Você deve usar 150 g de arroz branco ou integral para 1 litro de água. Leve para o fogo e deixe o arroz cozinhar. Separe-o da água (deixe reservada) e bata-o no liquidificador. Depois basta cozinhar a água que estava separada com 4 colheres de sopa do arroz batido e deixe ferver.


Deixe uma resposta