Barra de proteína ajuda a manter a dieta em dia

U Fabíola Cunha    t 14 de julho de 2016


Para os frequentadores de academias de musculação ou aqueles que correm no parque, nadam ou até mesmo fazem aulas de hidroginástica, as barras de proteína são itens tão comuns na mochila quanto um par de tênis ou roupa de natação. A praticidade e nutrição dessas barrinhas fazem delas uma das mais populares entre os consumidores.

barra proteina

Por que consumir barra de proteína?

Ou melhor: por que consumir proteínas é tão importante para quem pratica exercícios? Porque as proteínas participam da produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico, e também ajudam a aumentar a massa magra (músculos), além de reduzir a tão temida flacidez da pele, entre outros benefícios.

barra de proteína

Existem muitas opções no mercado e as barras com uma boa quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais ajudam a repor corretamente os nutrientes, além de garantir energia para manter o ritmo dos treinos. É claro que você já viu pessoas ingerindo proteínas de outras formas, como em pó ou bebidas prontas, além de comerem alimentos como carne de frango, peixe, ovos, etc.

barra de proteína

Em várias formas, a proteína é um dos suplementos alimentares mais usados dentre os praticantes de atividade física, possuindo a função de aumentar o balanço nitrogenado diário e aumentar a ressíntese de ATP depois da atividade física, melhorar a recuperação do tecido e a resposta imunológica do organismo, dentre outros benefícios.

A ingestão adequada de proteínas todos os dias é fundamental quando há prática de exercícios regulares. A proteína é necessária para ajudar a reparação muscular durante o exercício – e também para a hipertrofia, se for a intenção. O formato de barra permite que esses produtos sejam levados na bolsa ou mochila, sem ocupar muito espaço. E o consumidor pode também escolher entre uma grande variedade de sabores, como chocolate, morango, iogurte, entre outros.

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Como possui sabores diversos, também pode ser consumida fora do ambiente onde você prática exercício, durante o lanche da manhã ou da tarde, por exemplo. Muitas pessoas reclamavam que algumas barras eram difíceis de mastigar, mas o mercado agora está cheio de opções que mais parecem uma sobremesa do que um suplemento alimentar.

barra de proteina

O que uma boa barra de proteína deve oferecer:

  • Alta presença de proteínas (20% das necessidades diárias é o ideal)
  • Vitaminas e minerais como manganês, cobre, cromo, vitamina A, vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina C, vitamina D, vitamina E.
  • Baixo teor de carboidrato (cerca de 3% das necessidades diárias).

A recomendação de consumo para a barra de proteína é de até três unidades diárias. Como são nutritivas e oferecem diversos sabores, as barrinhas podem ajudar não apenas no ganho de massa muscular, mas também na perda ou manutenção de peso, pois saciam a vontade de comer um doce que seria pura gordura e açúcar, por exemplo. Fique atento apenas à quantidade de calorias, se você está fazendo dieta de restrição: uma barrinha tem, em média, 110kcal.


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