Os benefícios do óleo de linhaça para a saúde

U Marcos A.    t 1 de setembro de 2015


Todos queremos estar com o corpo e a saúde em dias. Para isso não há receita melhor do que a casadinha de alimentação saudável com exercícios físicos. Porém, você pode dar uma ajudinha incrementando a dieta com outras substâncias benéficas ao organismo e ajudam na perda de peso como o óleo de linhaça.

Os benefícios do óleo de linhaça para a saúde

Quais os benefícios do óleo de linhaça?

Reduz o acúmulo de gordura

A gordura acumulada causa um processo inflamatório constante. Isso é extremamente prejudicial a nossa saúde pois esse processo libera muitos radicais livres. O ômega 3 presente em abundância no óleo de linhaça consegue reduzir essa inflamação. O óleo consegue agir dentro do adipócito reduzindo o processo e com isso evitando o acúmulo.

A nossa primeira fonte de energia durante o exercício físico é sempre o carboidrato. O óleo de linhaça faz com que a gordura esteja mais disponível que o carboidrato para poder ser consumida e utilizada como uma fonte de energia.

Veja também sobre os benefícios do óleo de cártamo para o emagrecimento.

Os benefícios do óleo de linhaça para a saúde

Prevenção de doenças cardiovasculares

Quando ingerimos alimentos ricos em gordura saturada como frituras e gordura animal em excesso, ela começa a se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial. Se por acaso esse acúmulo chegar a fechar totalmente a passagem de sangue, o que costuma acontecer com muita frequência nas astérias próximas ao coração, ocorre o conhecido infarto. Ele também pode se desenvolver no cérebro causando o AVC.

Ajuda no sistema nervoso

Os ácidos graxos essenciais presentes no óleo de linhaça (ômegas 3, 6 e 9) ajudam na transmissão das informações através dos nervos. O óleo de linhaça é bastante utilizado para tratar problemas de dormência e formigamento em partes do corpo. Também pode agir como coadjuvante no tratamento de Parkinson e outros doenças degenerativas.

Os benefícios do óleo de linhaça para a saúde

Auxilia nos problemas da próstata e infertilidade

A próstata é uma glândula presente nos homens e de tamanho pequeno localizada logo abaixo da bexiga. Com o avançar da idade ela tende a aumentar de tamanho podendo desenvolver um processo inflamatório. Isso vem acompanhado de alguns sinais e sintomas como a urgência para urinar. O óleo de linhaça, por ter propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar no tratamento. No caso da infertilidade, o óleo age como um agente preventivo, mantendo os espermatozoides saudáveis.

Como consumir e onde encontrar o óleo de linhaça

O óleo de linhaça pode ser encontrado engarrafado, sendo usado em saladas ou simplesmente regando-o nas refeições. Uma forma bem prática de ingeri-lo é comprando as cápsulas, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. O recomendado é que sejam consumidas 2 cápsulas por dia, 30 minutos antes do almoço e a outra, 30 minutos antes do jantar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *