Os benefícios da semente de abóbora

U Marcos A.    t 24 de agosto de 2015


Existe muita coisa que ainda não aproveitamos na alimentação por falta de conhecimento. Cascas e sementes são ricas em nutrientes e oferecem diversos benefícios. A semente de abóbora é rica em vitaminas e sais minerais, além de uma boa dose de proteínas. E pensar que jogamos essas maravilhas no lixo todos os dias.

Descubra também os vários benefícios da semente de girassol para a sua saúde.

Os benefícios da semente de abóbora

Os seus benefícios

Rica em proteínas

Para os marombeiros de plantão é bom ficarem ligados nessa dica. Em apenas 100 g de semente de abóbora é possível ingerir 18 g de proteína. Além disso, é rica em fibras com 18,4 g ajudando a aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, a perda de peso. Também tem poucas calorias, cerca de 446.

Saiba mais sobre a eficácia da proteína isolada da ervilha.

Magnésio

Os benefícios da semente de abóbora

A semente de abóbora tem porções generosas de magnésio que é o segundo mineral mais importante para o corpo humano (o primeiro é o potássio). Proporcionar ao organismo quantidades ideais de magnésio ajuda na melhora na contração muscular, controle dos níveis glicêmicos, fornecer energia, no balanço da pressão arterial e também na síntese proteica.

Também tem bastante potássio

Como dito acima, o potássio é o mineral mais importante para o bom funcionamento das funções orgânicas. É de fundamental importância no controle da pressão arterial. Também age diretamente para evitar a formação de pedras nos rins e reduz a perda óssea.

Os benefícios da semente de abóbora

O ideal é que cada adulto consuma 4.700 mg por dia de potássio, porém, a maioria, não ingere nem mesmo a metade. 100 g de semente de abóbora consegue oferecer 919 mg de potássio. Ou seja, ele consegue ser ainda mais eficaz que a banana que muitos a tem como maior fonte de potássio. Uma banana média possui apenas 422 g de potássio.

Melhora as defesas do corpo

O zinco é um dos componentes da semente de abóbora. A sua função mais significativa é a de melhorar as defesas do organismo, aumentando a eficiência do sistema imune. Entre 14 e 50 anos, o homem deve consumir 8 mg de zinco por dia e a mulher, 7 mg. Em 100 gramas de semente de abóbora há 10 mg.

Os benefícios da semente de abóbora

Próstata mais saudável

A semente de abóbora tem uma substância chamada de fitoesterol, que além de reduzir as taxas de colesterol e LDL, também previnem que a testosterona seja transformada em di-hidrotestosterona, a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de próstata. Também pode ser usada como coadjuvante no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna.

Uma boa noite de sono

Os benefícios da semente de abóbora

Para quem tem uma certa dificuldade de dormir, a semente de abóbora também pode ajudar. Ela libera o triptofano, que por sua vez, desencadeia a liberação da serotonina, um hormônio que proporciona relaxamento e sensação de bem estar. Também pode ajudar na depressão e ansiedade em graus bem leves.

Veja quais são os alimentos que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono.

Muitos antioxidantes

Os antioxidantes têm como principal função a redução dos níveis de radicais livres no nosso organismo. Esses radicais, em excesso, danificam a cadeia de DNA. Isso pode provocar o desenvolvimento de doenças graves como o câncer. Também combate o envelhecimento a nível celular.

Como consumir a semente de abóbora

Os benefícios da semente de abóbora

Uma das formas mais práticas e rápidas é apenas colocá-las para torrar no forno. Ela tem uma sabor levemente adocicado e ficam crocantes. Podem ser levadas para qualquer lugar dentro da bolsa para um lanche rápido e saudável, principalmente quando a fome “aperta”. Você também pode fazer doces com ela como paçocas ou uma opção mais nutritiva que são as barras de cereais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *