Caminhar na Rua ou na Esteira?

U Marcos A.    t 24 de fevereiro de 2014


Ficar com o corpo e a saúde em dias passou a ser uma necessidade.  Com o crescimento constante de pessoas que morrem devido a doenças crônicas como a hipertensão arterial, se tornou imperativo o cuidado diário com o que temos de mais precioso. Fazer atividades aeróbicas é uma maneira excelente de reduzir as taxas de colesterol ruim no sangue, e consequentemente, as placas de ateroma que se formam na parede dos vasos e impedem que o sangue circule livremente, podendo levar o indivíduo a infartar ou sofrer o acidente vascular cerebral. Mas qual é a melhor forma de praticar exercícios físicos: uma caminhada ao ar livre ou usufruir do conforto do lar com a esteira? Qual é a melhor opção?

Caminhar na rua ou na esteira?

Vantagens e desvantagens de caminhar na rua

A primeira  coisa importante para se saber é que, exercícios ao ar livre queimam mais calorias do que na esteira. Não é uma grande quantidade, mas é maior sim. Na rua, nós temos que usar os nossos músculos para fazer com que uma perna vá à frente da outra para nos movimentarmos. Assim, recrutamos uma maior quantidade de músculos durante o exercícios. Até o vento, que temos que cortar para seguir caminho também é uma forma de resistência que se opõe ao nosso corpo. Podemos até não perceber, mas está lá. E somando essas pequenas coisas, acabamos gastando mais energia.

Caminhar na rua ou na esteira?

Outro ponto positivo das caminhadas ao ar livre é a melhor evaporação do suor. Estamos transpirando todo o tempo e de forma exponencial quando estamos nos exercitando. Quando os especialistas falam que devemos usar roupas leves e soltas durante as atividades físicas é justamente para ajudar na evaporação completa do suor. Exercícios ao ar livre permite que essa evaporação seja eficaz e assim, a temperatura do corpo fica sempre adequada ao ambiente no qual estamos.

Caminhar na rua ou na esteira?

Na rua podemos fazer trajetos diferentes todos os dias. Podemos subir uma ladeira, correr por uma rua cheia de curvas, subir e descer escadas. Isso proporciona ao nosso corpo um estímulo maior para se adaptar a ambientes diferentes. Ainda tem o lado de que os exercícios ficam menos monótonos e chatos. Dá para traçar um percurso diferente todo o dia. Mas tenham cuidado com ladeiras muito inclinadas ou declives acentuados, eles podem causar problemas musculares e ligamentares em quem não está acostumado com o ritmo. Por isso, vá com calma.

Caminhar na rua ou na esteira?

As desvantagens de caminhar ao ar livre não são muitas, mas são significativas. A probabilidade de ocorrer alguma lesão óssea ou muscular enquanto caminha é maior da rua do que na esteira. Na rua encontramos pedras fora do lugar, buracos na calçada e inúmeros objetos que nos pegam de surpresa se não prestarmos bastante atenção. Outro porém é o horário. Para quem não tem como estabelecer horas definidas para uma caminhada fica bastante complicado. Antes das 8 da manhã e depois das 6 da tarde são os melhores horários para uma caminhada já que a quantidade de carros é bem menor. Em determinadas cidades não é possível se exercitar às 10 da noite nas ruas por riscos de assaltos, por exemplo.

Desvantagens e Vantagens da esteira

Aqui, o problema com o relógio pode ser resolvido sem briga. Com uma esteira a sua disposição 24 horas por dia, você tem total liberdade para praticar os exercícios a qualquer momento, mesmo que seja no calor de 3 horas da tarde. Afinal de contas, você vai estar na sombra do teto da sua casa. Se você acha que caminhar na esteira é chato e monótono, tente fazer os exercícios na frente da TV, assistindo um filme ou aquela série predileta que não dá para perder um episódio. Os minutos vão passar voando e quando se der por conta, acabou caminhado mais tempo do que o que foi estabelecido.

Caminhar na rua ou na esteira?

Uma boa vantagem das esteiras é que, elas estão ficando cada vez mais modernas e mais adequadas aos exercícios. A grande maioria delas vem com um sistema de molas integrado com o objetivo de amortecer os passos e causar menos impacto nas articulações. É possível também encontrar algumas que simulam subidas e descidas. Mas é preciso tomar muito cuidado para não se distrair ou uma queda feia será certa. Outra ventagem é a possibilidade de escolher diversos tipos de velocidades e até uma opção de alternar no tempo estabelecido entre uma caminhada leve e outra mais intensa. Mantenha a atenção constantemente nos passos e na velocidade escolhida.

Caminhar na rua ou na esteira?

Procure colocar a sua esteira em locais mais abertos da casa como numa varanda. É importante que a temperatura do corpo se mantenha estável e em lugares fechados o nosso organismo tende a esquentar muito mais. Nada de caminhar sem roupas e calçados adequados. Não é porque você está dentro de casa que pode fazer os exercícios da maneira que tem vontade. E escolher um ambiente com ar condicionado não é a melhor opção. O aparelho retira a umidade do ar e você vai sentir a garganta bem seca em pouquíssimo tempo e vai parar antes da hora.

Dicas

Não importa se você está na rua ou em casa, existem alguns padrões que devem ser seguidos na hora de fazer exercícios. Use sempre roupas leves e que te permitam total mobilidade. Se o dia estiver muito quente, não se esqueça do protetor solar e de um boné. Uma garrafa de água é a melhor companheira que se pode ser quando for se exercitar. Se você é daqueles que gosta de ter um amigo do lado na hora dos treinos, é melhor que os dois fiquem de bico calado. Quanto mais vocês conversam, mais rapidamente perdem o fôlego e o exercício termina antes de começar.


3 respostas para “Caminhar na Rua ou na Esteira?”

  1. lorena vaz disse:

    pratico caminhadas no inverno na academia no verão na rua

  2. Alex Leonardo disse:

    Gosto de caminhar na rua,mas atualmente tenho feito só na esteira
    e não estou perdendo peso

  3. Cleonice del vecchio disse:

    Tive lesão no joelho por fazer caminhada na rua, motivo inclinação das calçadas,sobrecarga em uma das pernas, fiquei com o joelho direito com dores insuportáveis.Hoje faço caminhada em parque ou na esteira na academia.Nas calçadas nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *