É comum ouvir alguém dizer que está querendo perder uns quilinhos a mais e está procurando por algo que possa ajudá-la nessa árdua tarefa. Pois bem, a Castanha da Índia é um alimento que anda fazendo muito sucesso quando o assunto é emagrecimento. Mas será que ela é segura? Será que funciona mesmo? É isso que vamos descobrir agora.

O que é a castanha da índia?

castanha da india remedio
Foto: http://www.herbarium.com.br/produtos/isentos-de-prescricao/castanha-da-india-herbarium/

Essa castanha tem origem nos países Bálcãs e possui uma boa porção de carboidratos além de 3% de proteínas, 19% de fibras e 64% de gordura. Pela presença de fibras e gorduras dá para imaginar que essa castanha traz uma grande sensação de saciedade. A quantidade de gordura na castanha pode aumentar as calorias que ela guarda, mas essa é uma boa fonte desse nutriente.

Essa semente já é conhecida da indústria de cosméticos que já se utilizou de seus benefícios para fabricar hidratantes com o intuito de deixar a pele mais macia. Agora, também se descobriu que ela pode ser consumida na sua forma natural e ainda apresenta um sabor muito parecido com o da batata doce.

Por que a castanha da índia ajuda no emagrecimento?castanha da india

Assim como outras castanhas que já são normalmente consumidas, a da índia também ajuda a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo, também possui efeito laxante, melhora o metabolismo e é diurética. A grande diferença da castanha da índia em comparação com as outras é a sua relação com o sistema circulatório.

Quando a nossa circulação está comprometida (o que não é muito difícil para aqueles que não possuem bons hábitos alimentares), as toxinas se acumulam dentro das células. As trocas entre o meio intracelular e extracelular tendem a ficar mais difíceis. Esse é um processo que causa a inflamação das células, mais conhecida como celulite.

castanha da india
Foto: https://www.territoriovida.com.br/loja/castanha-da-india/

A castanha da índia consegue agir diretamente nos vasos sanguíneos, especialmente aqueles que passam pelas veias que estão carregando uma grande quantidade de toxinas. Ela consegue melhorar o tônus desses vasos e assim melhora as trocas entre a corrente sanguínea e as células adjacentes. A consequência disso é a melhora do metabolismo, que começa a trabalhar de maneira mais eficiente, reduzindo o peso e também as celulites.

Porém, ainda assim é preciso ter cuidado com as propagandas que fazem por aí. Muitos produtos que dizem conter grandes quantidades de castanha da índia e garantem o emagrecimento podem não ser tão eficientes assim por não ter a porção dessa castanha ideal para isso.

Os riscos que a semente oferece

castanha da india
Foto: http://farmaciasaracura.com.br/produto/castanha-da-india/

Não há tantos estudos assim sobre a castanha da índia e, por isso, é preciso tomar muito cuidado com os “achismos” e pensar que se o seu amigo (a) consumiu e não sentiu nada isso não quer dizer que acontecerá o mesmo com você. A indicação na hora de consumir a castanha apresenta uma porção muito pequena na primeira semana: apenas 1/4 dela. Isso tem a ver com os riscos que ela pode apresentar.

Porém, mesmo seguindo a dosagem recomendada, ela pode causar problemas de saúde. Algumas pessoas relataram sentir dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Portanto, a castanha da índia apresenta uma série de restrições e pessoas com possuem qualquer tipo de patologia não deve consumir essa substância de forma alguma.

Castanha da india
Foto: https://www.belezadaterra.com.br/Castanha-da-India-Inteira-120g-Space-Green

Os resultados da castanha são muito incertos, tanto que existem pessoas que conseguiram perder até 4 quilos e outras não perderam quase nada. Ou seja, não há um padrão. Assim é muito melhor e mais seguro apostar em produtos já conhecidos como os alimentos termogênicos por exemplo. Você pode ir ao nutricionista ou nutrólogo para resolver o seu problema de peso com mais saúde.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui