Castanha da Índia funciona?

U Marcos A.    t 6 de julho de 2016


É comum ouvir alguém dizer que está querendo perder uns quilinhos a mais e está procurando por algo que possa ajudá-la nessa árdua tarefa. Pois bem, a Castanha da Índia é um alimento que anda fazendo muito sucesso quando o assunto é emagrecimento. Mas será que ela é segura? Será que funciona mesmo? É isso que vamos descobrir agora.

O que é a castanha da índia?

Castanha da Índia funciona?

Essa castanha tem origem nos países Bálcãs e possui uma boa porção de carboidratos além de 3% de proteínas, 19% de fibras e 64% de gordura. Pela presença de fibras e gorduras dá para imaginar que essa castanha traz uma grande sensação de saciedade. A quantidade de gordura na castanha pode aumentar as calorias que ela guarda, mas essa é uma boa fonte desse nutriente.

Essa semente já é conhecida da indústria de cosméticos que já se utilizou de seus benefícios para fabricar hidratantes com o intuito de deixar a pele mais macia. Agora, também se descobriu que ela pode ser consumida na sua forma natural e ainda apresenta um sabor muito parecido com o da batata doce.

Por que a castanha da índia ajuda no emagrecimento?

Castanha da Índia funciona?

Assim como outras castanhas que já são normalmente consumidas, a da índia também ajuda a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo, também possui efeito laxante, melhora o metabolismo e é diurética. A grande diferença da castanha da índia em comparação com as outras é a sua relação com o sistema circulatório.

Quando a nossa circulação está comprometida (o que não é muito difícil para aqueles que não possuem bons hábitos alimentares), as toxinas se acumulam dentro das células. As trocas entre o meio intracelular e extracelular tendem a ficar mais difíceis. Esse é um processo que causa a inflamação das células, mais conhecida como celulite.

Castanha da Índia funciona?

A castanha da índia consegue agir diretamente nos vasos sanguíneos, especialmente aqueles que passam pelas veias que estão carregando uma grande quantidade de toxinas. Ela consegue melhorar o tônus desses vasos e assim melhora as trocas entre a corrente sanguínea e as células adjacentes. A consequência disso é a melhora do metabolismo, que começa a trabalhar de maneira mais eficiente, reduzindo o peso e também as celulites.

Porém, ainda assim é preciso ter cuidado com as propagandas que fazem por aí. Muitos produtos que dizem conter grandes quantidades de castanha da índia e garantem o emagrecimento podem não ser tão eficientes assim por não ter a porção dessa castanha ideal para isso.

Os riscos que a semente oferece

Castanha da Índia funciona?

Não há tantos estudos assim sobre a castanha da índia e, por isso, é preciso tomar muito cuidado com os “achismos” e pensar que se o seu amigo (a) consumiu e não sentiu nada isso não quer dizer que acontecerá o mesmo com você. A indicação na hora de consumir a castanha apresenta uma porção muito pequena na primeira semana: apenas 1/4 dela. Isso tem a ver com os riscos que ela pode apresentar.

Porém, mesmo seguindo a dosagem recomendada, ela pode causar problemas de saúde. Algumas pessoas relataram sentir dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Portanto, a castanha da índia apresenta uma série de restrições e pessoas com possuem qualquer tipo de patologia não deve consumir essa substância de forma alguma.

Castanha da Índia funciona?

Os resultados da castanha são muito incertos, tanto que existem pessoas que conseguiram perder até 4 quilos e outras não perderam quase nada. Ou seja, não há um padrão. Assim é muito melhor e mais seguro apostar em produtos já conhecidos como os alimentos termogênicos por exemplo. Você pode ir ao nutricionista ou nutrólogo para resolver o seu problema de peso com mais saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *