Chá branco x chá verde: qual é a melhor opção?

U Marcos A.    t 24 de Março de 2015


Os chás sempre foram utilizados pelo homem, principalmente na medicina. Eles são fontes de grandes benefícios e ajudam no tratamento de várias doenças. Eles também se tornaram uma regra na dieta de quem quer perder peso. Além de terem baixas calorias, muitos ajudam a aumentar o metabolismo e a reduzir os riscos de câncer.

Chá branco x chá verde: qual é a melhor opção?

Entre os chás mais consumidos no mundo está o chá verde. As suas propriedades de emagrecimento e grande quantidade de antioxidantes o tornaram uma bebida muito utilizada. Outro chá que vem se tornando muito popular é o chá branco que também é extraído da planta Camellia sinensis. Mas afinal de contas, qual a diferença entre eles?

Chá verde

As folha são colhidas quando já estão no seu ápice de crescimento e os seus benefícios são preservados após a colheita graças a um procedimento através de aquecimento usando o vapor que evita a oxidação. É justamente o momento da colheita que difere esses dois chás. Cada um guarda uma propriedade que mais se destaca.

Veja como conseguir uma barriga chapada.

Chá branco x chá verde: qual é a melhor opção?

O chá verde já é consumido na China desde muitos anos atrás e é de lá que vem a sua origem. Essa bebida corresponde a quase 80 a 90% da produção total de chá no país. A planta é rica em flavonoides conhecidos como catequinas. Também contém uma grande quantidade de cafeína que pode variar de 10 a 86 mg por folha. Veja todos os benefícios que esse chá oferece a sua saúde:

  • prevenção e tratamento de doenças crônicas como o câncer;
  • acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso;
  • oferece maior sensação de saciedade;
  • combate o colesterol ruim (LDL);
  • eles aumentam a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão relacionados com o bom humor;
  • melhoram a digestão pois auxiliam na atividade das bactérias que fazem parte da microflora do intestino;

Chá branco

Chá branco x chá verde: qual é a melhor opção?

O chá branco é feito a partir das folhas mais jovens (antes das flores se abrirem) da Camellia sinensis e da parte mais nobre da planta. O nome chá branco se refere a cor que a folha ou broto apresentam: uma coloração levemente prateada. A grande diferença entre o chá branco e o chá verde é a parte de sua preparação.

Saiba tudo o que você precisa sobre o chá branco.

Ela não passa por um processo de vaporização, assim, o chá branco possui uma quantidade muito maior de antioxidantes e muito menor de cafeína em comparação ao chá verde. Veja os benefícios:

  • auxilia na prevenção do câncer;
  • possui ação anti-inflamatória;
  • previne o aparecimento de doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer;
  • melhora o bom humor;
  • reduz as taxas de LDL;

Qual devo escolher?

Chá branco x chá verde: qual é a melhor opção?

Como se pode ver, tudo depende do seu objetivo. Se você anda numa guerra constante contra a balança e está precisando de uma ajuda extra, o chá verde é a sua melhor opção já que tem grandes quantidades de cafeína. Um estudo conseguiu mostrar que o chá verde consegue ser mais eficaz que a cafeína pura quando se trata de perda peso. A presença dos antioxidantes do chá ajudam para que ele consiga ser mais eficaz.

Já se a sua preocupação é unicamente com a saúde e o processo de emagrecimento fica em segundo plano, o chá branco é o mais apropriado. Desta forma, enquanto que para o chá verde são necessárias entre 4 a 5 xícaras de chá por dia para conseguir os seus efeitos, no chá branco esse número cai para 2 a 3 xícaras por dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *