Circulação sanguínea: Saiba como melhorar com exercícios e alimentação

U Milena Costa    t 20 de Abril de 2018


Muitas pessoas têm problemas em relação à má circulação sanguínea. É desconfortável, causa dores e é muito ruim para a saúde. Mas é possível controlar essa situação e melhorar muito a circulação do sangue.

Nesse artigo te damos dicas de como melhorar a circulação sanguínea e como se sentir melhor. Boa alimentação e exercícios físicos são ótimos para melhorar a circulação sanguínea. Saiba como mudar sua rotina vai te ajudar a melhorar a circulação e se sentir melhor.

Circulação sanguínea

Sintomas de má circulação sanguínea

Inchaço nas pernas e nos pés, pele seca, pés e mãos frias, formigamento, varizes, dores e cansaço. São todos sinais de má circulação sanguínea. A seguir você confere dicas para reduzir esses sintomas e se sentir melhor.

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Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Reduzir o sal na alimentação é uma das principais recomendações para melhorar a circulação sanguínea. Mas existem outras mudanças que você pode fazer na sua alimentação que vai ajudar muito a melhorar a situação.

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Incluir alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, morango e limão é ótimo para fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Antioxidantes também são indicados pois protegem os vasos sanguíneos e os mantem saudáveis, são alguns deles tomate, castanha do Pará, amêndoas, manga.

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Alimentos ricos em potássio e ômega 3 também são indicados. Peixes como salmão e atum, abacate, banana, sementes de chia e iogurte são ótimos. Também se recomenda ingerir folhas de beterraba e o máximo de legumes e verduras que for possível incluir na alimentação.

Exercícios para melhoria

  • Exercícios na água – Natação e hidroginástica são ótimos exercícios para quem apresenta má circulação sanguínea.
  • Bicicleta – Essa atividade ativa movimento musculares e melhora a circulação sanguínea.
  • Caminhada – Esse exercício ajuda a bombear o sangue, melhorando a circulação.
  • É importante fazer alongamentos, essa atividade ajuda a ativar a circulação. Você não precisa fazer apenas quando vai praticar outra atividade. Mas também não deve exagerar para não causar lesões.

Dicas

A má circulação pode aparecer na gravidez e nesse caso é indicado que se tenha acompanhado médico e siga as indicações que o seu especialista passou. É importante lembrar que cada gravidez é diferente e tendo fatores de risco ou não deve ser acompanhada. Se você apresentar sintomas de má circulação pergunte ao seu médico o que você pode fazer.

Circulação sanguínea

Evitar sapatos e meias apertadas também é bom para não dificultar a circulação sanguínea. Opte por roupas e acessórios mais confortáveis. Também é importante evitar cigarro e bebida alcoólica, um único cigarro já tem capacidade de contrair todos os vasos sanguíneos do corpo.

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Se você trabalho sentado é importante levantar e se mexer. Ficar muito tempo parado ou muito tempo sentado dificulta a circulação sanguínea. Então tente se manter em movimento. Não estar acima do peso também ajuda a estimular a circulação sanguínea melhor e faz você se sentir mais confortável.

Circulação sanguínea

Uma ótima dica para qualquer um é tentar ter sempre um tempo para deixar os pés elevados. Pode ser na hora de dormir, coloque um travesseiro para elevar os pés. Isso ajuda a melhora a circulação.


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