Coma alimentos orgânicos com economia

U Marcos A.    t 15 de novembro de 2015


Nós estamos cada vez mais preocupados com o que comemos. Estamos olhando mais os rótulos, olhando as tabelas nutricionais e tendo muito mais cuidado com o que colocamos dentro do nosso corpo. Com o maior acesso à informação, sabemos que certas coisas podem fazer muito mal a nossa saúde.

Siga essas dicas e veja como seguir uma alimentação saudável é fácil.

Muitos de vocês já ouviram falar em alimentação orgânica e também devem ter ouvido que ela custa caro. Só que a história não é tão simples assim. É preciso entender o que realmente significa alimentação orgânica para conseguir compreender essa diferença de preço e saber como economizar.

Coma alimentos orgânicos com economia

O que são os alimentos orgânicos?

São como alimentos sustentáveis de uma forma generalizada. Além de não receber agrotóxicos, que prejudicam o solo e contaminam os lençóis freáticos,  eles possuem garantia de qualidade e a sua produção deve respeitar e garantir todos os direitos dos trabalhadores.

Aqui vai a primeira dica importante desse texto para usar na hora de comprar os alimentos orgânicos: todos eles devem vir com o selo “orgânico” dado pelo Ministério da Agricultura. Isso dá a segurança de que os alimentos são realmente orgânicos e foram produzidos dentro dos padrões esperados.

Coma alimentos orgânicos com economia

Eles são mais caros?

Sim. Os alimentos orgânicos são mais caros, mas é um preço que vale a pena pagar. Isso acontece por vários motivos. Um deles é que são produzidos em menor escala e por isso o custo da produção é maior. Também tem a questão de que quase tudo é feito de forma manual e sempre respeitando os direitos dos trabalhadores.

Porém, esses alimentos não precisam ser eternamente caros. Um dos motivos do alto custo é pelo fato deles ainda serem pouco consumidos. Quanto mais pessoas comprarem, mais dinheiro será investido na produção e assim, é possível baratear os preços desses alimentos.

Dicas para economizar nas compras

Se você pensar bem, os alimentos orgânicos saem até baratos. Pense o tanto de doenças, entre elas o câncer, que você pode evitar no futuro se alimentando bem hoje? Gastar um pouco mais numa alimentação saudável é investir hoje para ter uma vida de qualidade e sem gastar muito amanhã.

Coma alimentos orgânicos com economia

Compre de acordo com a estação

Isso não muda com os alimentos orgânicos. Sempre que você vai na feira, as frutas mais baratas são aquelas próprias da estação. Portanto, é melhor continuar seguindo esta regra para pagar mais barato. Porém, algumas frutas, verduras e hortaliças oferecem preços acessíveis o ano inteiro como a cenoura, a banana, o chuchu, a batata doce. Aposte nesses alimentos para ter uma mesa farta, nutritiva e sem pesar no bolso.

Reduza o consumo de carne

Ou então, você pode trocar a carne vermelha, que costuma ser mais cara, pela branca, como um peixe, por exemplo. Você ingere menos gordura saturada, continua mantendo os níveis de proteína na dieta e ainda consegue ter mais dinheiro para investir em produtos orgânicos.

Coma alimentos orgânicos com economia

Sem desperdícios

Mesmo com tanta gente passando fome, o brasileiro é um dos que mais joga comida fora. Todos os dias, toneladas de alimentos vão para o lixo. Neste caso, pense em como o seu dinheiro será jogado fora sem motivo. Não apenas as sobras depois das refeições como também a forma de armazenagem pode causar isso.

Procure fazer compras semanais ou, até mesmo, duas vezes por semana, comprando apenas o necessário por alguns dias. Observe o estado do alimento e evite comprá-los muito amadurecidos, pois assim eles não durarão muito tempo se não forem consumidos logo.

Evite os mais contaminados

Coma alimentos orgânicos com economia

Se não for possível consumir todos os alimentos de forma orgânica, então opte por aqueles que recebem menos agrotóxicos. Por exemplo, os alimentos que levam mais produtos tóxicos são o pepino, o morango e o pimentão. As hortaliças como o alface e a couve também ficam bastante contaminadas.

Descubra como fazer trocas inteligentes e ter uma dieta mais saudável.

Faça uma horta em casa

Muitas pessoas já cultivam os seus próprios alimentos em casa. Mesmo aqueles que moram em apartamentos conseguem ter, ao menos, um pequeno canteiro de algumas poucas hortaliças. Para cultivá-las é preciso ter um pouco de conhecimento para saber qual o melhor tipo de terra, o tamanho do vaso e outros fatores que podem interferir no crescimento delas.

Planejamento

Você, possivelmente, possui uma agenda para anotar os seus compromissos durante o dia e todas as coisas que deve fazer. Ou seja, você se planeja. Leve esse hábito para a sua vida alimentar. Isso ajuda a economizar muito dinheiro. Levar uma lista na hora de fazer as compras também consegue poupar muitos aborrecimentos.

Aprenda a montar o seu cardápio semanal.


Uma resposta para “Coma alimentos orgânicos com economia”

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta