Como escapar dos efeitos do ar seco?

U Fabíola Cunha    t 17 de agosto de 2016


Para funcionar bem, as passagens nasais devem ser mantidas umedecidas o tempo todo. Exposição prolongada ao clima seco podem afetar a respiração e levar a alguns problemas. A maioria desses problemas das vias respiratórias podem ser facilmente resolvidos aumentando a umidade no ambiente e com pequenas ações preventivas durante períodos de clima seco.
corrida

O que acontece com o nariz?

Quando o nariz fica ressecado devido à baixa umidade relativa do ar (abaixo de 50%), ele para de umidificar o ar inalado, o que leva ao ressecamento e irritação das vias respiratórias mais profundas, chegando até os pulmões. Um nariz ressecado também é menos eficaz na filtragem de partículas do ar inalado e no aquecimento do ar frio antes que ele chegue aos pulmões. Essa fragilidade acaba dando abertura para o surgimento de rinites, faringites e até mesmo amigdalites e bronquites.

Sangramentos

Nariz seco

O ressecamento pode ser, a princípio doloroso, tornando qualquer atividade física que exija esforço extra na respiração mais difícil de concluir. O ressecamento torna o tecido do interior do nariz mais fino e frágil, o que leva comumente à sangramentos.

Prevenção

Usar umidificadores de ar dentro de casa vai ajudar a manter a umidificação das vias respiratórias. Um aparelho de umidificação pode ser levado para o ambiente de trabalho, já que esses locais costumam ter pouca ventilação e aparelhos de ar-condicionado ligados o tempo todo, o que só piora a qualidade do ar respirado.

ar seco

Produtos

Aplicar vaselina ou géis de hidratação nas paredes das narinas pode ajudar a “hidratar” o ar que entra no organismo. Dê preferência aos produtos feitos para esse propósito, não utilize qualquer produto hidratante, pois o tecido do interior do nariz é diferente da pele das mãos, por exemplo, e o que era para melhorar fica pior. Faça a prevenção com produtos adequados antes de ir para a academia (geralmente locais refrigerados e secos) ou para a rua correr (onde o ar seco vai se combinar com poluição e poeira).

corrida poluição

Sprays de solução salina são uma forma rápida de umedecer as vias respiratórias. Eles estão à venda em farmácias, mas uma solução caseira também pode ser utilizada, misturando 1/4 de colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio em 300ml de água morna.

Letibalm

ar seco

Evite, é claro, produtos que “desentopem” o nariz, pois eles contém substâncias nocivas à longo prazo.

Hidratação sempre

Mantenha o corpo hidratado por completo. Água, água de côco, sucos, verduras, legumes e frutas ricos em água devem fazer parte de sua dieta diária (e convenhamos, não apenas em época de tempo seco, mas em qualquer momento).

Se você faz exercícios ao ar livre, dê preferência a parques bastante arborizados. Nesses locais a umidade relativa do ar é mais alta. Se você mora perto de rios, mar, lagos ou lagoas, melhor ainda. Fique próximo desses corpos d’água que mantêm o ar mais úmido ao redor.

ar seco

E você? O que faz para manter o nariz e garganta protegidos quando o clima está seco? Deixe seu comentário abaixo!


Deixe uma resposta