Como evitar assaduras na prática esportiva?

U Fabíola Cunha    t 9 de outubro de 2016


Você sai para sua corrida diária e segue sua rota programada. Corre num bom ritmo, está satisfeito e alguns quilômetros depois está de volta para um ducha revigorante antes de continuar a rotina. Entra no chuveiro e sente o ardor entre as coxas.

O atrito em algumas partes do corpo quando fazemos exercícios pode ser um tremendo incômodo, seja durante a prática ou depois dela. E acontece com homens e mulheres.

A irritação na pele das coxas devido à corrida, no bumbum devido à uma aula intensa de spinning ou um treino de bicicleta ao ar livre muito longo podem ser evitadas com alguns truques de prevenção.

Proteção extra

Assadura

Adicione uma almofada de gel extra ao selim da bicicleta da academia ou aquela que você usa para pedalar na estrada ou cidade. Há também bermudas com acolchoamento na região da pélvis. Nem todo mundo sente necessidade dessa proteção extra, mas que ajuda, ajuda.

Confira também nossas dicas de aplicativos para ajudar nos exercícios.

Cremes anti-atrito

assadura

O mercado de produtos para atletas já incorporou a necessidade de proteção contra atrito, que causam literalmente assaduras em muitos corredores, evitando os ferimentos causados por pele contra pele, pele contra roupa ou pele contra tênis.

Óleo para hidratar

assadura

Eles podem ser desconfortáveis em dias muito quentes, mas os óleos para a pele irritada são ótimos no pós-treino, recuperando e mantendo a região atingida hidratada. Óleo de amêndoas é uma boa pedida.

Roupas adequadas

assadura

Quem tem coxas grossas que encostam uma na outra durante a corrida deve pensar bem no tipo de shorts, bermuda ou calça que vai usar. Peças feitas para esportes, de lycra ou poliester e que cobrem as região que “se esfregam” são o mais indicado.

Talco

assadura

Sim, um talco desses utilizados para evitar assaduras em bebês pode ser um aliado para minimizar o atrito. O problema é que eles aparecem na pele, mas se você não se importar, tenha um pote por perto.

Curativos à prova d’água

assadura

Os homens que correm longas distâncias sofrem com o atrito nos mamilos, causado pela fricção da camiseta contra o corpo. É algo que não costuma incomodar as mulheres, pois elas usam tops e sutiãs destinados a dar suporte e firmeza aos seios, evitando esse problema. Para eles, a solução pode ser os curativos almofadados à prova d’água, que resistem ao suor.

Já passou por esse problema? Conte para nós como você faz para evitar as assaduras causadas pela fricção nos treinos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *