Como evitar lesões na corrida

U Marcos A.    t 9 de setembro de 2016


Correr é um ótimo remédio tanto para a saúde física quanto para a mental. Ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade, fortalece músculos e ossos, melhora o sistema cardiorrespiratório e libera endorfinas. Será que no meio de tantos benefícios alguma coisa pode dar errado?

Quando não tomamos as devidas precauções ou não pedimos instruções para quem entende do assunto até o mais simples dos exercícios pode provocar lesões e a corrida não fica de fora. Então veja abaixo o que podemos fazer para evitar que elas aconteçam nesse esporte.

Compre um calçado adequado para corridas

Como evitar lesões na corrida

O calçado é uma parte fundamental e importantíssima para se observar quando você começar a correr. A escolha pode demorar, mas é necessário fazer uma procura pela melhor opção. Primeiro, identifique qual é o seu tipo de passada: prona ou supina? Existem muitas empresas que já fabricam os seus calçados pensando nessa questão. O solado correto ajuda a corrigir essas imperfeições durante o exercício evitando lesões.

Escolha um terreno em bom estado para correr

Como evitar lesões na corrida

Correr em locais com chão de terra, cascalho ou que mesmo sendo asfaltado ou calçado não está em boas condições é dar uma chance a mais para os problemas. Pisar num buraco enquanto corre pode acabar em uma torção do tornozelo ou até mesmo em rompimento ligamentar de alguma articulação. Portanto, escolha um terro o mais plano possível e que não tenha tantos problemas na manutenção.

Fortaleça a musculatura

Como evitar lesões na corrida

Para evitar lesões os músculos, especialmente os do membro inferior, precisam ser fortalecidos. Não tem necessidade de praticar musculação. Você pode fazer exercícios de fortalecimento em casa, usando o próprio peso do corpo. Por exemplo, exercícios como avanço são ótimos para trabalhar tanto a cadeia anterior quanto a posterior das pernas e ainda a coordenação motora e o equilíbrio.

Comece a correr aos poucos

Como evitar lesões na corrida

Todo preparo físico exige um início leve e continuação gradual. Se você não pratica exercícios que exigem do sistema cardiorrespiratório há algum tempo então melhor começar com uma caminhada leve. Você pode ir aumentando a velocidade e começar a praticar corrida com intervalos para descanso até chegar na meta desejada.

Se sentir dor é melhor parar

Como evitar lesões na corrida

Todos esses cuidados ajudam a amenizar o índice de lesões, mas ainda assim elas podem acontecer. Seja por causa de alguma queda ou pelo esforço repetitivo. Em qualquer das hipóteses, se você começar a sentir dor o ideal é parar o exercício e procurar um médico especialista para fazer exames e ver qual é o problema. Ficar apenas tomando remédio para dor é um grande erro já que ele não trata a causa e sim a consequência do problema.


Deixe uma resposta