Como funciona a memória muscular

U Marcos A.    t 5 de agosto de 2014


Quem não gosta de fazer musculação usa como primeira desculpa para não se exercitar a seguinte frase: de que adianta malhar se quando você para perde tudo? Não é que isso seja uma mentira, mas também não verdade absoluta. Nossos músculos possuem uma memória e ela pode ficar lá durante anos sem perder nem 1% dela.

Como funciona a memória muscular

Quem faz musculação sabe como é complicado manter sempre o ritmo. Mas tem algum momento na vida que realmente não dá: trabalho, viagens, mudança. Vários fatores podem fazer com que você tenha que passar algum tempo longe das academias. O músculo começa a diminuir e perder a massa muscular que você tanto trabalho para ter. Mas, a coisa não é tão simples como parece.

Leia também: Fazer aeróbica antes ou depois da musculação.

As células trabalham a nosso favor

Sempre que você aumenta o ritmo dos treinos, exigindo cada vez mais do corpo, as células precisam trabalhar mais para tentar manter o corpo bem durante o treino. O músculo precisa de mais nutrientes e, principalmente, mais oxigênio para trabalhar e é nesse momento que novas células começam a ser criadas. São os miócitos, nossas células musculares.

Como funciona a memória muscular

São essas células que nos ajudam a ganhar cada vez mais massa muscular e fornecem o aporte de nutrientes necessários para que o músculo possa se desenvolver. Quando paramos os treinos a nossa massa muscular diminui, mas a quantidade de miócitos continua a mesma, por muitos e muitos anos. É exatamente a isso que damos o nome de memória celular e é por causa dela que quando voltamos a treinar, ganhamos hipertrofia de maneira mais rápida.

Veja também nossos artigos para quem está iniciando na musculação.

Pesquisas realizadas

Uma pesquisa feita utilizando camundongos conseguiu comprovar essa teoria. Uma pequena parte do músculo foi retirada da perna do camundongo para que ele usasse com mais frequência a outra perna. O objetivo disso era fazer com que a perna que mais trabalhasse formasse mais músculos e mais miócitos e foi exatamente isso o que aconteceu.

Como funciona a memória muscular

Depois disso, uma pequena parte do músculo hipertrofiado foi retirado do camundongo para que ele começasse a atrofiar. Os cientistas observaram que houve perda de massa muscular, mas a quantidade de miócitos permaneceu inalterada por, aproximadamente, 3 meses. Um tempo considerado bastante extenso se tratando de um animal que tem uma expectativa de vida de 2 anos.

O que acontece conosco

Ainda não foram realizados testes em seres humanos, mas é possível notar que quando ficamos muito tempo longe dos treinos é mais fácil ganhar hipertrofia do que da primeira vez. É claro que existem outros mecanismos envolvidos aí, como por exemplo, o fato de saber executar o movimento de maneira correta, saber qual o tipo de treino, a quantidade de carga, entre outros.

Como funciona a memória muscular

Um outro ponto interessante é a relação entre a memória muscular e a idade. É impressionante a quantidade de tempo que a nossa memória muscular consegue se manter. Os jovens conseguem criar uma memória muscular de maneira mais rápida já que o organismo esta a todo vapor e a síntese de miócitos é maior. Por isso, se quando ainda jovens fizermos exercícios a memória muscular ficará ali até chegarmos em uma idade mais avançada.

Como funciona a memória muscular

A prática do exercício físico não é apenas importante para se manter bem e com saúde hoje, mas é também pensar no futuro. Pense que mesmo depois de anos parados, sem nenhum tipo de exercício, é possível conseguir melhores resultados nas academias do que um jovem iniciante. Prepara-se para o seu futuro e comece agora.


4 respostas para “Como funciona a memória muscular”

  1. toni pinho disse:

    Muito boas as informações, foi de grande proveito e tirou minhas duvidas,Vlllllllllwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww.

  2. Tiago disse:

    Isso é a pura verdade
    Senti isso na prática
    voltei depois de 5 meses parados e atingi o ápice, o meu melhor momento!
    treinei durante 10 anos
    parei ano passado. Hoje tenho 27 anos

  3. Victor Stadler disse:

    Quando se treina, não são criadas novas células, apenas há um aumento das células musculares, mais actina e mais miosina são criadas pra suprir a necessidade do esforço pra levantar os pesos, mas o número de células musculares no corpo permanece sempre a mesma.

Deixe uma resposta