Como sair do Sedentarismo

U Marcos A.    t 6 de fevereiro de 2014


Com tantas tecnologias que nos ajudam até a ficar no sofá sem nem precisar levantar para trocar o canal, fica bem difícil tomar uma atitude para ter hábitos de vida mais adequados. A maior desculpa de todas é a falta de tempo. No mundo dos fast foods e comidas congeladas, quem consegue preparar o seu próprio alimento é rei. Arranjar um tempo para cuidar da própria saúde é de essencial importância e ela deve ser a sua prioridade na agenda do dia. Primeiro vem você e depois o resto.

Falta de Planejamento

Administrar o tempo é fundamental. Isso não deve ser feito apenas nas empresas, mas também deve ser voltado para o nosso dia a dia. Quando mais nos organizarmos vamos perceber que dá tempo para fazer milhares de coisas que antes não dávamos conta e que seria impossível de fazer. Pois bem, se organizar é a primeira forma de parar de usar a desculpa do “não tenho tempo”. Quem não tem tempo de cuidar da saúde hoje, vai precisar arranjar bem mais dele para cuidar da doença amanhã.

Como sair do sedentarismo

Avaliando o tipo físico

Se você for a um cardiologista e dizer que quer começar a praticar atividades físicas, ele vai te passar uma série de exames nos quais será possível avaliar como anda o seu sistema cardiorrespiratório e estabelecer quais os seus limites. Esse tipo de exame é mais necessário para aqueles que possuem algum tipo de doença como a hipertensão arterial ou problemas respiratórios como a asma. Depois você deve passar por um educador físico. Ele vai tirar as medidas de cada parte do seu corpo, avaliar o seu IMC e estabelecer o treino ideal para a meta que você quer. Passar no nutricionista também é uma excelente ideia. Estudos confirmam que a nossa saúde é influenciada muito mais pelo que comemos do que pelos exercícios que praticamos. Mas os dois juntos, tornam-se infalíveis!

Como sair do sedentarismo

Traçando metas reais

Não adianta ir para academia imaginando que você vai ficar com o corpo igual ao Arnold Schwarzenegger em apenas 1 mês. Traçar metas que você realmente possa cumprir é muito importante, principalmente porque, é muito fácil desanimar dos treinos quando você se esforça tanto e não consegue alcançar os objetivos. Ter calma e persistência são ingredientes fundamentais nessa nova jornada.

Como sair do sedentarismo

Faça o que gosta

Se você não consegue ser adepto às academias então é melhor nem começar. Fazer algo que não lhe dá prazer é como comer que não desce bem, você não vai querer fazer de novo. Para tanto, existem várias modalidades esportivas como natação, corrida, pedalar, esportes (tênis, vôlei, basquete, futebol) e vários tipos de treinos nos quais você consegue trabalhar de maneira intensa, consegue eliminar a maior parte da gordura do corpo e todos os músculos são recrutados ao mesmo tempo, são bons exemplos o crossfit, treinamento funcional, treinamento suspenso, pilates e outros.

Como sair do sedentarismo

Seja gradual

Começar os exercícios correndo uma maratona e passar duas horas na academia não vai fazer seu corpo mudar do dia para noite. Esse tipo de atitude, além de desanimar, pode causar sérios problemas de saúde. Se você não está acostumado a fazer atividades físicas, comece com uma caminhada leve de 30 minutos e se for fazer musculação, inicie com fortalecimento muscular, que são exercícios menos intensos nos quais você tem um número maior de repetições e menor carga. Vá aumento isso de forma gradual e sempre observando os limites do corpo. Você vai começar a notar as mudanças e seus amigos também.


Deixe uma resposta