Como se formam as células adiposas?

U Marcos A.    t 16 de março de 2015


As nossas células adiposas vão aumentando de quantidade conforme vamos ficando mais velhos. Sabe aquele bebê gordinho e fofinho que parece só ter gordura? Ele tem uma quantidade muito pequena de adipócitos se comparada com um adulto.

Como se formam as células adiposas?

Veja essas dicas para perder barriga rapidamente.

Dos 4 aos 5 anos de idade até a puberdade, meninas e meninos aumentam de forma praticamente igual o número de células adiposas. Quando chegam na adolescência, as meninas tendem a produzir um maior número dessas células por conta do hormônio feminino estrógeno.

Como se formam as células adiposas?

Enquanto as mulheres possuem cerca de 40 milhões de células adiposas, os homens possuem, em média, 10 milhões a menos. Após a adolescência esses valores não mudam praticamente em nada e permanecem pelo resto da vida. Em contrapartida, as crianças e pré-adolescentes obesos conseguem desenvolver cerca de 60 bilhões de células adiposas. Isso predispõe o indivíduo a ser um obeso na vida adulta.

O número é sempre o mesmo

Infelizmente não existe uma redução do número de células adiposas, que fica sempre entre 30 e 40 milhões. O que pode ocorrer é um aumento ou redução dessa célula, ou seja, ela pode ficar “murcha” ou “inchada”.

Como se formam as células adiposas?

O que acontece durante as dietas

Creio que a maioria sabe o que acontece quando fazemos uma dieta com restrição de calorias de forma exagerada: perdemos peso lentamente. Sabem porque? Temos um hormônio conhecido por T4 que é transformado no fígado em T3. Este último é metabolicamente ativo, tanto que é conhecido como o “agente gastador”.

Como se formam as células adiposas?

Quando deixamos de comer a primeira coisa que o nosso organismo faz é transformar T4 em T3 em menor quantidade. Acontece que o nosso corpo sempre vai querer poupar energia em situações extremas como na falta de comida. Assim, ele passa a gastar menos energia do que em situações normais.

Veja também como economizar o seu dinheiro na dieta.

Porque surge o efeito sanfona?

Como se formam as células adiposas?

Tenha em mente que o nosso corpo sempre tenderá a voltar para um estado anterior. Assim, mesmo que você tenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios, quando parar de fazer isso, as suas células adiposas estarão tentando retornar ao estado anterior, ou seja, tentarão ser preenchidas.

Ou seja, quem é obeso e perde peso tem uma probabilidade muito maior de engordar do que um indivíduo considerado magro. Para se manter o peso adequado é preciso criar uma memória que demora cerca de 3 anos para se estabelecer. Desta forma, só depois de passados 3 anos é que o seu corpo entenderá que aquele é o seu corpo e esquecer dos dias de gordura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *