Como tirar o cheiro ruim das roupas de ginástica?

U Fabíola Cunha    t 17 de setembro de 2016


Você compra as melhores roupas de ginástica, aquelas com tecidos inteligentes, lava conforme a orientação do fabricante, toma banho regularmente, usa desodorante, etc. e ainda assim as peças que usa para malhar não perdem o cheiro ruim?

roupas de ginástica

Pois é. Roupa de malhação não é roupa comum e para mantê-las minimamente inodoras é preciso adotar alguns procedimentos específicos.

roupas de ginástica

Na lavagem

roupas de ginástica

  • Vire as peças de roupa do avesso antes de lavar. O suor, oleosidade e microorganismos do seu corpo acumulam na parte de dentro das roupas, não de fora.
  • Lavou, cheirou. Faça o teste: depois de saírem da máquina de lavar, as roupas estão realmente sem cheiro de suor? Nem pense em por pra secar ao sol em, pior, em uma secadora, se elas ainda conservam o mau odor…você estará cozinhando o fedor!
  • Programe-se para lavar as roupas usadas e suadas de imediato. Colocá-las em sacolas plásticas, mochilas e afins por longas horas antes de mergulhá-las no sabão só vai piorar o odor.
  • Se não for possível lavá-las de imediato, deixe-as pelo menos respirando, longe de locais abafados.
  • Mais sabão não resolve o problema. Exagerar nos produtos de limpeza só vai piorar a situação e ainda pode estragar o tecido e as cores.

Produtos

Como alternativa ou auxiliar ao sabão que você já usa, alguns produtos podem ser úteis para eliminar o cheirinho de suor que insiste em ficar na roupa ou, pior, aparecer com força total assim que você começa a suar na aula.

roupas de ginástica

Bicarbonato de Sódio

Santo bicarbonato de sódio! A adição desse produto, um pequena quantidade para uma lavagem na máquina, junto ao detergente para roupas de sua preferência e pronto, o cheiro forte se vai, e muito menos cheiro vai surgir no próximo uso das roupas.

Vinagre

O que? Sim, vinagre. O produto culinário pode ser usado para uma pré-lavagem. Adicione 1/2 copo de vinagre a cada 1 litro de água, sem sabão e mergulhe as roupas ali. Você pode tanto colocar a máquina em ciclo para roupas delicadas, ou apenas deixar de molho por meia hora, antes de lavar normalmente. Se você já usa vinagre para outros tipos de limpeza, pode adquirir quantidades por atacado, o que deixa todo o método bem barato. Só lembre-se de adicionar sempre antes da lavagem completa, não ao final, pois senão você terá roupas com outro tipo de cheiro…o de salada.

Desinfetante

Coloque as roupas impregnadas em um balde, com 1/2 copo de desinfetante para cada 1 litro de água. Deixe de molho por 15 minutos e depois lave normalmente. O desinfetante é o usado em banheiro mesmo, desses que matam 99% das bactérias.

Você já usou alguns desses métodos? Conhece algum outro truque para deixar as roupas de ginástica cheirosas? Deixe um comentário abaixo!


Deixe uma resposta