Conheça algumas curiosidades sobre gordura corporal

U Fabíola Cunha    t 25 de abril de 2017


Há muitas medidas para se considerar quando se começa a treinar pesado: repetições, séries, quilômetros, batimentos cardíacos, peso. Mas se gordura corporal não está naquela lista, é melhor adicionar. A gordura corporal é a porção da composição corporal que é gordura.

Para homens, um percentual entre 18% e 24% é considerado bom pelo Conselho Americano de Execícios. De 6 a 13% o homem é considerado atleta. Conforme o número cai, a definição muscular torna-se mais e mais visível.

Fatores que não mudam

gordura corporal

A distribuição de gordura corporal é influenciada muito pela genética. Olhar para o corpo do avô e do pai é uma boa maneira de perceber como é a distribuição de gordura que aparece mais na família.

Outro fator de grande influência é a altura: se dois homens tem 90 kg e 10% de gordura corporal, ambos tem 9kg de gordura corporal.

Os números são os mesmos, mas visualmente a diferença é grande para quem mede 1,75 m e para quem mede 1,85m. O mais alto vai parecer mais magro e o mais baixo, enquanto não parece gordo, parece mais forte e com membros mais grossos.

É importante levar esses dois fatores imutáveis em consideração para não criar expectativas irreais ao iniciar um treinamento e dietas voltados para redução do percentual de gordura corporal.

Zero gordura?

gordura corporal

É impossível zerar a quantidade de gordura do corpo, simplesmente porque isso significaria morte certa. O organismo precisa de uma quantidade essencial de gordura, 3%, que é encontrada nos órgãos vitais e faz com que o corpo funcione normalmente.

Atletas de alta performance e resistência (corredores que participam do Iron Man, por exemplo) e fisiculturistas, em dia de competição, atingem esse nível.

Diferentes percentuais, diferentes corpos

A quantidade de gordura corporal em um homem é importante porque ela influencia na tão desejada definição muscular. Por mais trabalhada que esteja a musculatura dos bíceps e abdominais, se houver uma camada de gordura suficiente, os resultados do esforço ficam “escondidos”. Veja abaixo 4 exemplo: 20%, 15%, 10% e 5% de percentual de gordura corporal.

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Gostou das informações? Leia mais sobre o assunto em nossa matéria sobre como baixar a taxa de gordura corporal.


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