Conheça todos os benefícios da capoeira para a saúde

U Marcos A.    t 5 de Maio de 2015


Um esporte típico da Bahia, a capoeira se difundiu por todo o país e hoje é conhecida no mundo inteiro. Ela tem sua origem na África e foi trazida para o Brasil junto com os negros vindos para cá para servirem como escravos. Dessa trágica fase da nossa história ficaram coisas maravilhosas como a culinária africana onde podemos citar a feijoada, o acarajé, a tapioca e outros e a capoeira.

Conheça todos os benefícios da capoeira para a saúde

A capoeira não é apenas uma arte marcial brasileira, ela faz parte da nossa história e em 2014 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Ela é caracterizada por ter golpes rápidos e movimentos complexos: chutes, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou no ar fazem parte dessa arte marcial que mistura, dança, luta, esporte e cultura.

Deixa a preguiça de lado e veja como treinar no feriado.

Além de fazer parte da cultura brasileira e estar presente em mais de 200 países, a capoeira também é sinônimo de boa saúde e qualidade de vida. Assim como qualquer outro esporte, ela apresenta diversos benefícios melhorando o equilíbrio, a coordenação motora e trabalha todo corpo ao mesmo tempo. Veja abaixo os seus vários benefícios:

Conheça todos os benefícios da capoeira para a saúde

  • É completa: a capoeira consegue trabalhar todo o corpo em apenas uma aula. Você movimentará membros inferiores e superiores além de fortalecer os músculos do tronco e do abdome favorecendo o equilíbrio do corpo evitando problemas de coluna.
  • Funcional: por trabalhar todo o corpo, a capoeira também é responsável por melhorar o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético usando para isso apenas o próprio peso do corpo.
  • Flexibilidade e coordenação: muitos dos golpes da capoeira exigem que você fique equilibrada em um único membro e para fazer esses movimentos da maneira correta é preciso desenvolver elasticidade que acontece com o tempo, quanto mais você pratica maior a sua elasticidade.
  • Reduz o estresse: apesar de não ser um esporte tão convencional como musculação ou corrida, a capoeira também libera endorfinas no nosso corpo, substâncias que nos deixam mais leve e com uma sensação de bem-estar. Assim, é uma ótima prática para fazer depois do trabalho ou logo ao acordar.

 

Benefícios para a mente

Conheça todos os benefícios da capoeira para a saúde

Além dos benefícios mais palpáveis e que melhoram a saúde também temos aqueles que melhoram o nosso comportamento para com os outros. Muitas gente acha que quem faz algum tipo de arte marcial gosta de brigas e já sairá atacando ao primeiro sinal de ameaça. Durante as aulas também há a conscientização dos alunos e é ensinada uma diferença clara entre o ataque e a defesa.

Veja como melhorar a respiração durante a corrida.

Portanto, quando o praticante de capoeira se vê diante de uma situação que pode lhe machucar o ideal é só usar os golpes com o intuito de se defender e não de machucar o outro. A capoeira também ensina a ter maior respeito e cuidado com o próximo. Por conta disto é uma ótima opção para crianças e adolescentes cuidarem da saúde.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *