Conheça os benefícios do hummus!

U Fabíola Cunha    t 4 de janeiro de 2017


O hummus ganhou popularidade nos últimos anos, é um prato relativamente simples de fazer e é possível adicionar qualquer coisa para modificar o sabor dele.  Ele é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, tahini, azeite, suco de limão, sal e alho. E o melhor? Ele é bastante saudável!

Mantém a regularidade do intestino

hummus

Graças à alta quantidade de fibra, um dos benefícios do hummus é manter o trato digestivo regular. É um modo efetivo e saboroso de adicionar fibras à dieta. E a fibra tem outros benefícios como ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Melhora a saúde dos ossos, pele e sangue

hummus

Hummus tem uma alta quantidade de proteína. Ela é essencial para fortalecer ossos, músculos, pele e sangue. Para além das carnes, ovos e leite, o hummus é uma ótima fonte dessa substância.

Diminui o colesterol

hummus

O hummus é feito de grão-de-bico, que tem nutrientes excelentes para diminuir o colesterol. Mas fique atento à quantidade de sódio adicionada ao hummus comprado em supermercados e lojas especializadas.

Previne o câncer

hummus

O grão-de-bico possui três componentes, como saponinas, que são inibidores da protease, e ácido fítico, que protege as células de danos que podem levar ao desenvolvimento de câncer.

Ajuda na perda de peso

hummus

Hummus é tradicionalmente feito com tahini (manteiga de gergelim), que contém ótima quantidade de gorduras monoinsaturadas. Dentre uma série de benefícios, elas promovem a perda de peso e diminuição da gordura abdominal. Elas são uma substituto popular para gorduras trans e polinsaturadas que causam ganho de peso e de barriga.

Ossos mais fortes

hummus

Grão-de-bico e tahini são ricos em cálcio, essencial para a saúde dos ossos. Isso é especialmente importante para mulheres na meia-idade que precisam evitar a osteoporose.

Dica: Confira também nosso artigo sobre quanto tempo leva para ver os resultados da musculação.

Afasta a anemia

Grão-de-bico e tahini também são boas fontes de ferro, que ajuda na entrega de oxigênio às células vermelhas do sangue. Quando se tem uma deficiência em ferro, você pode ter anemia.

Substitui o fast-food

hummus

Pode-se usar o hummus como substituto para maionese, que é essencialmente apenas ovos e gordura. Misturado com água ou caldo de legumes até ficar liquefeito o suficiente para ser usado como molho para salada. É uma opção para servir como patê para consumo com canapés e torradinhas.

Abaixo às alergias!

hummus

Hummus é gluten free, além de não ter castanhas e lactose. Para as pessoas que têm restrições a esses ingredientes, o hummus é um excelente substituto.


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