Conheça os exercícios que mais causam lesões!

U Fabíola Cunha    t 3 de janeiro de 2017


Conforme o praticante de atividades físicas se torna mais experiente, é importante encontrar e manter a disciplina para alguns exercícios, não apenas para isolar o músculo trabalhado, mas para prevenir ocorrência de lesões sérias.

Agachamento com barra

lesões

Por causa da grande pressão exercida sobre os discos das vértebras, segurando o peso sobre a parte superior das costas, além da tendência natural de curvar-se para frente sob grande resistência, o pior pode ocorrer com a área lombar, joelhos e quadris.

É importante colocar a barra sobre a parte do trapézio onde ela fica mais confortável. Abaixe-se devagar, mantendo a cabeça erguida, com olhos fixos em um ponto na parede a frente.

Mantenha a escápula retraída, a lombar travada e nunca arredonde as costas. Agache até um ponto paralelo, ou um pouco abaixo, usando os glúteos, quadris e coxas para empurrar de volta e voltar a posição inicial.

Leg press

lesões

De certa forma é fácil usar muito peso nesse aparelho, mas isso aumenta o potencial de lesão na lombar, que pode se curvar. Lesões nos joelhos também podem ocorrer por causa da colocação errada dos pés na plataforma. Pescoço e quadris também merecem atenção.

Confira também nossa dieta para ganhar massa muscular.

Remada curvada

lesões
O movimento exige contração constante da lombar para que você possa ficar dobrado para frente, sobre a barra. Não prestar atenção nessa postura e adicionar muito mais peso do que o adequado pode machucar a lombar, os biceps, antebraços e pescoço. abra os pés na largura dos ombros, dobro joelho e mantenha o torso dobrado sobre a barra em 90 graus. Puxe a barra contra o abdmoen sem mover o torso.

Peso morto (deadlift)

lesões

Grupos musculares grandes trabalham em conjunto para promover o levantamento da barra. A probabilidade de lesão na parte inferior das costas é grande. Por causa dos músculos menores dos braços segurando constantemente um peso muito grande, eles podem não resistir.

Abdominais e pescoço podem sofrer lesões também. coloque as pernas plantadas com firmeza no chão e abertas na largura dos ombros ou um pouco mais, dependendo do estilo de deadlift que você está praticando. É recomendável usar proteção nos pulsos para diminuir o impacto nos extensores e flexores dos antebraços.

Bench Press

lesões

Enquanto muitas lesões de peitoral ocorrem por realização mal feita deste exercício, ombros e lesão do maguito rotador também são bem afetados. Nem sempre a culpa é da má postura ou excesso de peso, mas sim da repetição excessiva em busca de resultados mais rápidos.


Deixe uma resposta