Conheça os Tipos de Treino de Musculação

U Marcos A.    t 1 de novembro de 2013


Você já deve ter observado na sua academia que umas pessoas malham de um jeito e outras de outro. Isso acontece porque não existe apenas uma forma de fazer musculação. Até porque o tipo de treino depende do objetivo que se quer alcançar. Vamos falar agora um pouco sobre os mais conhecidos: hipertrofia, fortalecimento muscular e resistência.

hipertrofia

Hipertrofia Muscular

É o indicado para quem quer aumento de massa muscular. Ocorre um aumento no diâmetro da fibra muscular e na quantidade de filamentos de actina, miosina e sarcômeros. Algumas dicas que podem melhorar o treino de hipertrofia e fornecer resultados mais rápidos são:

  • Os intervalos entre as seções devem ser entre 48 e 72 horas. É necessário dar esse repouso ao grupo muscular para que haja tempo de recuperação e consequente hipertrofia;
  • Execute os exercícios de forma lenta e aumente o tempo de tensionamento muscular;
  • Malhe o mesmo grupo muscular no máximo por 3 vezes na semana;
  • O descanso entre as séries variam de 30 segundos a 1 minuto;

Podem ocorrer dois tipos de hipertrofia: a transitória e a crônica.  A transitória acontece apenas durante uma sessão simples de exercícios. Ela é a consequência do edema (acúmulo de líquido) entre as fibras musculares, causado pelas lesões durante o exercício. O líquido retorna ao seu local de origem, ou seja, o sangue, em algumas horas após o exercício.

hipertrofia 1

Já a hipertrofia crônica ocorre com o treinamento de longa duração. É o aumento real do músculo causado pelo aumento da quantidade de fibras e pelo aumento do diâmetro das mesmas. No fim das contas, é o resultado do seu esforço em ir todos os dias para a academia. É importante saber também que esse resultado se mantém enquanto os músculos estão sendo treinados. Se o treino acaba as fibras musculares começam a atrofiar e voltam ao seu estado original.

Leia também nosso artigo especial sobre o Treino de Hipertrofia.

Fortalecimento Muscular

A força muscular é o vigor máximo de um músculo ou um grupo de músculos pode gerar. A capacidade máxima é definida pela quantidade de peso máximo que a pessoa consegue erguer apenas uma única vez. Isso é chamado de Repetição Máxima (RM). Sempre que for realizar esse tipo de treino é necessário saber qual a sua capacidade máxima.

fortalecimento muscular

Depois de realizar o devido aquecimento, você deve executar várias repetições com esse peso. Com o decorrer do tempo a melhor adaptação neural, que se refere a melhor coordenação e eficiência na hora da realização do exercício, faz com que você consiga ir aumentando a carga. Isso cria definição muscular sem causar, necessariamente, hipertrofia. Devem ser realizados:

  • Repetições com cargas próximas as máximas, calculadas de acordo com 1 RM;
  • Fazer mais de 4 séries por grupo muscular;
  • Velocidade lenta na execução dos exercícios;
  • Fazer os exercícios de 2 a 3 vezes por semana para o mesmo músculo;

Resistência muscular

Refere-se à capacidade que determinado músculo ou grupo muscular tem de sustentar uma determinada carga imposta. É o que você realiza quando empurra repetidas vezes a carga colocada no aparelho ou quando mantém essa sustentação por um tempo determinado como nos exercícios isométricos.

treino resistido

  • A velocidade do exercício deve ser moderada;
  • 2 a 3 séries devem ser realizadas por cada grupo muscular;
  • O intervalo entre as séries deve ser de 30 segundos a 2 minutos;

Saber qual a melhor forma para alcançar o seu objetivo é uma maneira de alcançá-lo de forma mais rápida. Ter conhecimento sobre o assunto e boas informações é essencial para realizar um bom treino e evitar desapontamentos e o desânimo por não obter resultado tão rápido como esperava que aconteceria.


Uma resposta para “Conheça os Tipos de Treino de Musculação”

  1. Kiany disse:

    Amei este site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *