Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

U Marcos A.    t 18 de março de 2015


O cravo é uma planta quem tem sua origem na Indonésia. Você não deve mais lembrar dos estudos de história do colégio, mas o cravo era uma das especiarias vendidas nas grandes navegações. Era bastante utilizada como tempero e só as famílias mais ricas podiam comprá-lo: para adquirir 1 kg de cravo era preciso pagar 7 gramas de ouro.

Descubra se você pode ou não tomar termogênicos.

Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

Felizmente, hoje nós podemos ter todos os benefícios do cravo pagando muito mais barato por ele. Ele é utilizado principalmente em receitas para dar um toque final no sabor, e também na medicina, especialmente na área de odontologia. Como se pode perceber, os benefícios do cravo vão além do sabor e você saberá agora quais são eles.

Os benefícios do cravo da índia

Antisséptico e analgésico: ajuda a aliviar dor de cabeça, cólicas menstruais, inflamação na garganta, dor de dente e reduz a febre. Como dito acima, o cravo é bastante utilizado na área de odontologia pois, as suas flores, possuem substâncias que combatem diversas bactérias comuns de serem encontradas na boca. Ele também ajuda no tratamento contra o mau hálito.

Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

Antioxidante: é um excelente agente antioxidante. Para aqueles que não sabem o que significa, os agentes antioxidantes combatem os radicais livres. Estes, por sua vez, podem causar diversos de problemas de saúde quando em excesso no organismo além de envelhecerem a célula mais rapidamente e aumentarem as chances de doenças graves como o câncer.

Bom para pacientes hipertensos: uma das melhores vantagens de inserir o cravo da índia na dieta de hipertensos é que ele reduz as taxas do LDL, também conhecido como colesterol ruim. Assim, há menos chances de ocorrer um AVC ou infarto do miocárdio.

Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

O cravo da índia emagrece?

O cravo está sendo bastante utilizado por pessoas que querem perder peso. Ele é um agente termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo. Isso significa que o seu corpo consumirá mais energia para fazer a mesma tarefa que já faz normalmente. É importante que você tenha em mente que as substâncias termogênicas só conseguem agir de maneira efetiva quando estamos fazendo alguma atividade física.

Outro forma interessante de usar o cravo da índia é cheirando ou mastigando ele quando sentir aquela fome ou vontade incontrolável de comer algum doce. Ele reduz essa vontade compulsiva ajudando você a não se sentir culpado depois por comer besteira.

Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

Como usar o cravo da índia?

As flores botões secas são muito utilizadas nas culinária e delas também se extrai um tipo de óleo que é comumente utilizado em diversos tipos de massagens. Também pode ser usado para inalações, compressas e como aromatizador de ambiente. O pó do cravo da índia também costuma ser bastante utilizado em bebidas e outros pratos.

Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar

Para quem deseja os benefícios emagrecedores do cravo da índia, uma excelente opção é tomar o seu chá. Para fazê-lo, o ideal é aquecer uma xícara de água e depois de retirar do fogo, adicione 1 g a 1,5 g, o que equivale entre 2 a 4 pedaços de cravo. Deixe na infusão por cerca de 10 minutos e beba. O ideal é beber cerca de 2 xícaras por dia.

Contraindicações

Gestantes não devem tomar esse chá, pois ele é termogênico e pode provocar contrações uterinas levando ao aborto espontâneo. Outro grupo que não deve ingerir o cravo da índia sem orientação médica são os cardiopatas e hipertensos. Substâncias termogênicas não são indicadas porque podem causar arritmia cardíaca e aumentar a pressão arterial se forem consumidas em excesso.


3 respostas para “Cravo da Índia: Para que serve, benefícios e como usar”

  1. Adriana Branca disse:

    Amei todas as dicas já sou magra mas resolvi malhar para ficar com corpão. Continue colocando dicas de alimentação e exercícios aeróbicos.Obrigada.

  2. Adriana Branca disse:

    Por favor coloquem dicas de alimentos e suplementos para eu poder ganhar peso. Obrigada

  3. EDNA disse:

    Boa tarde! Eu sou Hipertensa, tome remédio continuo. Posso tomar cravo da Índia? Na matéria acima nos benefícios consta o seguinte: Bom para pacientes hipertensos: uma das melhores vantagens de inserir o cravo da índia na dieta de hipertensos é que ele reduz as taxas do LDL, também conhecido como colesterol ruim. Assim, há menos chances de ocorrer um AVC ou infarto do miocárdio.
    E na parte de contra indicação consta o seguinte: Outro grupo que não deve ingerir o cravo da índia sem orientação médica são os cardiopatas e hipertensos. Substâncias termogênicas não são indicadas porque podem causar arritmia cardíaca e aumentar a pressão arterial se forem consumidas em excesso. Podem ajudar a entender? Sera que posso tomar o cravo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *