Curiosidades sobre os músculos que podem ajudar no treino

U Fabíola Cunha    t 18 de julho de 2017


Algumas curiosidades sobre os músculos são importantes para melhorar o treino e os resultados.

Comer proteína, alongar, escolher os melhores suplementos. Muitas pessoas que começam a treinar ou já são experientes nisso conhecem algumas regras para aumentar a musculatura.

Mas veja essas informações muitas vezes pouco divulgadas:

Mais músculos, melhor metabolismo

curiosidades sobre os músculos

É uma realidade cruel: quando uma pessoa perde peso, o metabolismo reduz sua velocidade. Células de gordura produzem leptina, um composto que diz ao cérebro que o corpo está saciado.

Quando o nível de leptina cai, o corpo reduz o metabolismo para conservar energia. Um estudo de 2015 aponta que pessoas que fazem treino de resistência por 9 meses aumentaram o metabolismo em 5%.

Ingerir 1,5g de proteína por kg de peso corporal também ajuda a não perder músculos enquanto se tenta perder peso.

Verduras também alimentam músculos

curiosidades sobre os músculos

Já se sabe que comer muita proteína é essencial para a construção muscular. Mas outros nutrientes pedem mais do que clara de ovo cozida e litros de whey.

O nitrato, encontrado em frutas e vegetais, ajuda o corpo a usar menos oxigênio durante o exercício. Isso faz com que os músculos sejam mais eficientes.

Uma das curiosidades sobre os músculos menos conhecidas envolve o potássio. Ele encontrado em espinafre, brócolis e bananas. Além de ‘evitar’ cãibras, ele também ajuda na manutenção da massa muscular.

Não esqueça da vitamina D

curiosidades sobre os músculos

O estrógeno é um hormônio que está ligado à força muscular, o que significa que quando está em nível baixo, os músculos ficam mais fracos.

Suplementos de vitamina D podem ajudar, especialmente após a menopausa em mulheres. Porém, apenas tomar um comprimido não resolve. Treino de força é necessário e recomendado.

Para manter os níveis de vitamina D adequados, tomar um pouquinho de sol diariamente resolve. Se o protetor solar é obrigatório no rosto, pode-se tentar deixar o antebraço 10 minutos no sol da manhã.

Quer saber mais sobre essa vitamina essencial? Veja nossa matéria e descubra se você está com deficiência de vitamina D.

Aos exagerados, um aviso

curiosidades sobre os músculos

Treinos extremos podem ser adequados para quem já está acostumado, mas há um risco. A rabdomiólise. Não conhece? Essa é uma das curiosidades sobre os músculos menos conhecidas.

É uma condição que resulta da lesão muscular, que libera uma proteína na corrente sanguínea.

Basicamente, as fibras musculares dos músculos esqueléticos morrem e a mioglobina resultante disso chega aos rins e outros órgãos. Sem conseguir filtrar essas toxinas, o organismo padece.

A doença é mais comum após traumas sérios, como queimaduras e acidente vascular cerebral (AVC). Porém, pode ocorrer após correr maratonas ou com esforços musculares patológicos.

Fraqueza, dores fortes nos músculos e, principalmente, urina marrom são sinais do problema. Procurar um pronto-socorro é essencial.

Deixe os músculos encontrarem a cura

curiosidades sobre os músculos

Depois de uma sessão na academia, muitos ficam tentados a tomar um comprimido de antiinflamatório para aliviar a dor. Mas esse processo dolorido é necessário: células pró-inflamatórias T se infiltram e curam os músculos.

Gelo logo após o treino e calor nos dias seguintes são as melhores pedidas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *