Descubra o Walking Dance

U Marcos A.    t 8 de maio de 2014


A caminhada é uma ótima maneira de se sentir em forma. Ela não exige horários fixos, é possível realizá-la dentro ou fora de casa e ainda possui um baixo custo se comparada a outras atividades físicas. Só que depois de um certo tempo, os praticantes dessa atividade física podem sentir uma monotonia no exercício e desistir. Para evitar que isso aconteça, uma nova modalidade de caminhada foi criada: Walking Dance. Ela possui diversos benefícios e é possível ganhar coordenação, equilíbrio e se livrar do marasmo de uma vez por todas.

Mudança

2

O que faz com que a Walking Dance queime o dobro de calorias que uma caminhada normal costuma consumir? A mudança. Quando você simplesmente caminha e mantém o mesmo ritmo todo o tempo, a queima calórica diminui. Mas, quando você acrescenta movimentos diferentes duranta o exercício e faz com que todas as partes do seu corpo trabalhem, você está dizendo para o seu corpo: esforce-se mais! E para seguir esse novo ritmo, nós precisamos, é claro, de mais energia.

Playlist

1

O fato de andar sempre com as mesmas músicas pode deixar o exercício ainda mais chato. Portanto, esteja sempre inovando a sua playlist. Para a Walking Dance, escolha músicas com ritmo progressivo para dar tempo do organismo se adaptar aos novos movimentos e se equilibrar melhor enquanto você caminha. Outro ponto importante é adequar o tempo da playlist ao tempo da sua caminhada.

Dica: Não está se sentindo muito bem? Leia nosso artigo sobre as principais causas da fadiga.

Comece do princípio

5

Se você é do tipo sedentário e nunca fez um exercício físico ou já faz muito tempo que isso aconteceu, a Walking Dance não é a melhor opção. Comece fazendo caminhadas ao ar livre, em diferentes terrenos, usando ladeiras, escadas e outros relevos. Teste a todo o tempo a sua coordenação motora. Depois de algum tempo comece com pequenas corridas, indo do ritmo leve ao intenso, isso prepara o seu sistema cardiorrespiratório para o que está por vir.

Calçado ideal para Walking Dance

7

Não importa qual o tipo de exercício que pretende fazer, procure um calçado adequado para ele. Existem tênis específicos para corrida, para pedalar, para musculação entre outros. Isso parece ser um detalhe insignificante para alguns, mas esse tipo de cuidado é muito importante para evitar lesões, principalmente no tornozelo e joelhos, que são tão comuns. Problemas na coluna também podem ocorrer por causa do excesso de impacto durante corridas ou caminhadas.

O corpo todo

3

Na caminhada, a principal parte do corpo trabalhada são os membros inferiores, mas é importante que o corpo todo esteja em movimento. Por isso, os braços podem ser utilizados para realizar diversos movimentos, inclusive de luta e outras coreografias que o professor da academia tenha criado. Também é possível realizar outros movimentos com as pernas como chutar ou agachar.

Leia também: Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?

A aula de Walking Dance

6

Durante as aulas de Walking Dance você pode procurar se familiarizar com outros alunos, pedir ajuda e criar vínculos. É importante formar um grupo de pessoas que gostam de treinar e se exercitar. Isso acaba motivando você naqueles dias que se está completamente sem paciência para o exercício.

Equilíbrio e Coordenação

4

Se você é daqueles que não tira as mãos do apoio da esteira na hora da caminhada é melhor começar devagar. Como a Walking Dance movimenta o corpo todo, é provável que se encontre algum nível de dificuldade para manter o equilíbrio e fazer todos os movimentos com os braços ao mesmo tempo. Vá no seu ritmo. Faça os exercícios de forma mais lenta e aumente a velocidade com o tempo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *