Descubra se você está com deficiência de vitamina D

U Marcos A.    t 19 de junho de 2015


Há pouco tempo atrás muitos profissionais pensavam que a vitamina D só participava da formação dos ossos e dos dentes. Porém, após várias pesquisas percebeu-se que os benefícios da vitamina D vão muito além disso. Ela consegue participar ativamente na prevenção e até no tratamento de algumas doenças.

Descubra se você está com deficiência de vitamina D

Uma pesquisa muito importante realizada na Universidade de Oxford conseguiu demonstrar a importância que a vitamina D tem para o material genético. Assim, conseguiu-se constatar que 10% do genoma é influenciado pela presença dessa vitamina. Ela atua como um tipo de hormônio que consegue ativar ou desativar genes.

O que a deficiência de vitamina D pode causar

  • doenças crônicas, principalmente as autoimunes;
  • doenças cardíacas e circulatórias;
  • diversos tipos de câncer;
  • doenças neurológicas;
  • doenças psiquiátricas;
  • diabetes tipo 2;
  • respostas adversas na hora do parto;
  • infecções em geral;

Descubra se você está com deficiência de vitamina D

Fazer com que as pessoas se conscientizem da importância da vitamina D se faz urgente devido a grande quantidade de males que a sua deficiência pode trazer. Vou verificado que 50% da população mundial apresenta algum sinal ou sintoma por causa das taxas reduzidas dessa substância no corpo. Essa falta de alimentação adequada é devido aos novos hábitos de vida que a sociedade moderna tornou um hábito.

Sintomas apresentados frente a deficiência de vitamina D

Você pode ter deficiência de vitamina D e não notar já que, na maioria dos casos, a redução dela no organismo é assintomática. Veja quais são os principais sintomas apresentados:

  1. Baixa resistência do sistema imune fazendo com que o indivíduo fique doente com maior frequência;
  2. Dor muscular generalizada ou localizada;
  3. Fraqueza muscular;
  4. Dor articular;
  5. Fadiga constante mesmo sem fazer nenhum esforço;

Descubra se você está com deficiência de vitamina D

Se você se identificou com esses sintomas está na hora de procurar um médico e fazer os exames necessários. Estar com a saúde em dias é o mais importante que podemos fazer por nós.

Como aumentar as taxas de vitamina D?

A alimentação é o sua principal aliada sendo que o atum, a sardinha, o salmão, leite e derivados e os cogumelos são fontes importantes desse nutriente. Outro importante agente é o sol que em contato com a pele consegue converter substâncias do corpo em vitamina D através da incidência dos raios ultravioleta B. Se expor ao sol de forma consciente e em horários aceitáveis consegue aumentar em 90% as quantidades de vitamina D no corpo.

Saiba todos os benefícios que os iogurtes podem oferecer.

A melhor maneira de conseguir produzir a vitamina D através dos raios solares é se expor no sol no horário de maior calor, ou seja, entre 11 e 13 horas, sem filtro solar e por apenas 10 ou 20 minutos no máximo. Neste caso deve ser observado o tom de pele da pessoa, pois se ela for muito branca deve ficar pouquíssimo tempo.

Descubra se você está com deficiência de vitamina D

Alguns grupos como pessoas com pele negra, obesos e idosos possuem maior dificuldade para conseguir sintetizar a vitamina D a partir da luz solar. Nesses casos, uma suplementação alimentar pode ser uma saída para normalizar os níveis dessa substância no sangue.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *