Dicas de exercícios para o verão

U Marcos A.    t 26 de novembro de 2015


Quando a estação mais quente do ano começa a se aproximar, a maioria das pessoas já começa a pensar nas férias e, em grande parte, isso significa ir para um lugar onde tenha praia, piscina ou uma bela cachoeira. A preocupação com a estética do corpo aumenta e é nesse período que muita gente corre atrás do prejuízo.

Quais exercícios praticar no verão?

A melhor maneira de praticar exercícios numa época tão quente é ao ar livre, mas é claro, em horários apropriados. Não se esquecendo de passar muito protetor solar, não apenas no rosto, como no corpo inteiro. Os raios do sol, quando em excesso ou em horários errados, são extremamente prejudiciais para a pele e, além de envelhecimento precoce, também podem desenvolver o câncer de pele.

Hidroginástica

Dicas de exercícios para o verão

Exercícios praticados na água são a cara do verão. Você pode se matricular em uma academia ou clubes que ofereçam esse serviço. É uma atividade física bastante divertida e que pode ser feita em qualquer horário do dia quando o local da prática é coberto, fazendo sombra.

A hidroginástica consegue melhorar a nossa capacidade cardiorrespiratória e também atua no fortalecimento e definição muscular. Também atua na melhora da resistência física e proporciona uma incrível sensação de bem estar. Quem sofre com insônia deve praticar esse tipo de atividade durante a noite, pois o corpo fica cansado e a água consegue relaxar a musculatura. Uma aula consegue queimar cerca de 500 calorias.

Hidrocycle

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É o mesmo que “bicicleta na água”. Para os ciclistas de plantão, essa é uma ótima maneira de variar a rotina e ainda se livrar do calor pedalando dentro da água. É uma mistura da hidroginástica com a pedalada e é uma atividade física perfeita para os idosos ou aqueles que sofrem de problemas articulares. A hidrocycle consegue reduzir o impacto em até 40%.

Além disso, a capacidade cardiorrespiratória e o sistema cardiovascular são altamente beneficiados. O aumento da resistência, a perda de peso e fortalecimento muscular é percebido rapidamente em comparação ao ciclismo comum. Como a água é mais densa do que o ar, a resistência que ela exerce ao movimento gera maior gasto de energia.

Surf

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Impossível falar de prática esportiva no verão e não falar do surf. Se você mora numa cidade litorânea, o verão é o momento ideal para começar a aprender mais esse esporte. Ele trabalha muito a coordenação motora e o equilíbrio das pessoas, da mesma forma que melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

Além de todos os outros benefícios como fortalecimento muscular (principalmente tronco, peitoral e membros superiores), o surf é um exercício físico que consegue melhorar e muito a saúde mental. O contato direto com a natureza consegue reduzir os níveis de estresse e ansiedade de quem pratica.

Natação

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Continuando os exercícios que são praticados na água, a natação é, sem dúvidas, o mais clássico de todos eles. Quer melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e educar a sua frequência respiratória? Pois bem, esse esporte é um dos mais recomendados, inclusive para pessoas que possuem problemas respiratórios.

Também é uma excelente opção para quem quer perder peso, pois consegue promover um intenso gasto calórico. É preciso ficar atento ao que você come antes de praticar as aulas e tomar alguns cuidados como usar protetor solar e ter boas horas de sono para repor as energias.

Veja essas ótimas dicas para turbinar o seu treino de natação.

Polo Aquático

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Aqui, o esporte é em equipes. Ideal para quem não gosta de praticar exercícios físicos sozinho, o polo aquático que se parece muito com o handbol jogado nas quadras. Esse tipo de esporte é excelente para melhorar a coordenação motora, trabalha também a agilidade e a rapidez.

Ele consegue trabalhar e fortalecer todos os músculos do corpo ao mesmo tempo já que é preciso correr dentro da água. Os membros superiores e os peitorais são trabalhados com maior intensidade já que essa parte do corpo é utilizada a todo momento pelos jogadores.

Canoagem

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Ela pode ser realizada numa lagoa ou rio de uma cidade na qual você more perto ou que tenha em sua cidade, ou até mesmo numa piscina! Esse tipo de atividade física melhora o condicionamento cardiorrespiratório, consegue queimar gordura e deixa os braços fortalecidos, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora.

Como a canoagem é um tipo de exercício que não trabalha os membros inferiores, é preciso complementá-la com outros tipos de esportes como corrida, caminhada ou até mesmo o hidrocycle que consegue trabalhar as pernas com maior intensidade.

Caminhada

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Ela é ideal para qualquer idade, desde o mais jovem ao idoso. Porém, é preciso ter alguns cuidados, principalmente para aqueles que já estão em idade mais avançada. Escolher um calçado adequado para os treinos é essencial para não sofrer lesões nas articulações por conta dos impactos que esse exercício oferece.

Para aqueles que preferem fazer caminhadas durante o dia, lembre-se sempre de usar protetor solar, principalmente no rosto que é uma região mais sensível. Ainda que você não caminhe nos horários de maior risco, ou seja, entre as 10 horas até as 16, é necessário usar proteção. Leve uma garrafa de água sempre junto com você para manter a hidratação.

Descubra algumas técnicas para melhorar a caminhada.

Pilates Aquático

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Para os pilateiros de plantão eis aqui uma ótima maneira de manter os exercícios do Pilates e conseguir se refrescar no ambiente aquático com todo o calor que o verão traz. Também conhecido como Hidropilates, essa atividade física combina os benefícios do Pilates (postura, equilíbrio, coordenação dos músculos e da respiração, fortalecimento muscular, estabilização do core), com os benefícios que a água traz.

A água consegue oferecer maior resistência ao exercício e isso resulta em maior gasto calórico, acelerando a perda de peso. Além disso, como a água propicia um ambiente instável, o Pilates Aquático consegue oferecer maiores dificuldades aos exercícios do solo.

Corrida

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Outro exercício excelente para ser feito ao ar livre, e da mesma forma, em horários adequados como na caminhada, com o uso de protetor solar, bonés para proteger o rosto e uma garrafa de água sempre ao lado. Ela combate o estresse e a ansiedade, além de minimizar todos os sintomas da TPM.

Descubra como melhorar os resultados da corrida.

Além dos benefícios citados acima, a corrida também melhora o condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório. Lembre-se sempre que a corrida é um exercício que causa maior impacto nas articulações e que escolher o calçado específico, com um bom sistema de amortecimento é muito importante para minimizar lesões.

Frescobol

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É um exercício bastante praticado quando estamos de férias e no litoral, mas ele pode ser praticado em qualquer ambiente que não tenha movimento de carros passando e não é preciso uma rede. Dessa forma, o esporte pode ser praticado num jardim, numa quadra ou até mesmo no quintal de casa. Em apenas 30 minutos é possível queimar cerca de 190 kcal.

Saiba quais são os aplicativos para Android que ajudam nos exercícios.


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