Dicas para evitar o retorno do peso perdido!

U Fabíola Cunha    t 1 de fevereiro de 2017


Um estudo publicado na revista Obesity usou os competidores de um programa popular de TV, The Biggest Loser, para mostrar os problemas do ganho de peso após um regime.

retorno do peso

Apenas 1 dos 14 participantes observados está mais magro hoje do que quando terminou a competição. O maior problema parece ser o metabolismo dos concorrentes, que ficou mais lento pois eles perderam peso muito rápido para o show. Veja cinco dicas que podem ajudar a evitar o ganho de peso depois de uma grande perda.

Veja também nossas dicas para perder peso e ganhar massa ao mesmo tempo.

Pensar a longo prazo

retorno do peso

Quando a pessoa atinge o peso que era o objetivo no início, ela tende a pisar no freio e relaxar quanto aos exercícios e ao regime alimentar. A mentalidade de dietas a curto-prazo deve ser abolida. No lugar, é preciso adotar a ideia de que o estilo de vida é permanente, é parte de sua identidade. É possível que ao perder peso mais devagar, os resultados sejam sustentáveis por mais tempo.

Tentar se divertir

retorno do peso

Uma das coisas mais importantes a fazer é encontrar um tipo de exercício que seja do agrado da pessoa acima do peso. Esportes coletivos, natação, pilates, corrida…pode ser qualquer coisa que possa ser adicionada à rotina do dia a dia com gosto.

Se preparar

retorno do peso

É notável que pessoas que preparam seus almoços em marmitas saudáveis caem muito menos na tentação de dar um pulinho na lanchonete da esquina e comprar qualquer coisa gordurosa e calórica para comer.

Uma refeição completa contém proteínas, carboidratos, fibras. Arroz integral e batatas doces podem ser cozidas no domingo, para a semana toda. As carnes e vegetais do dia complementam uma refeição balanceada.

Estabelecer algumas regras

retorno do peso

Onde está o ponto fraco da dieta? No ambiente de trabalho, onde biscoitos, lanchinhos e salgados aparecem a todo momento para a equipe? Ou é à noite, vendo TV?

É preciso que a pessoa encontre esse ponto fraco e tente contornar as tentações que aparecem nesses momentos, fazendo as refeições em horários diferentes e mantendo beliscos saudáveis para o fim da noite.

Estar cercado de positividade

retorno do peso

Envolver os amigos e família nos objetivos de saúde é importante para evitar o retorno do peso. Afinal, se eles querem o bem da pessoa em regime, vão se esforçar para não oferecer fast food e para compreender mudanças de hábito e as dificuldades iniciais.

É um bom momento para avaliar quem são as pessoas que oferecem compreensão e empatia e quem são aquelas que preferem debochar e desafiar da transformação.

Procure a companhia de pessoas que sejam ativas, pratiquem exercícios com frequência e mantenham uma alimentação balanceada. É comprovado que o estado de espírito de quem se cerca de exemplos positivos para conquistar um objetivo melhora muito.

Veja também: Por que não consigo emagrecer?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *