Dicas para não comprometer a dieta nas festas de fim de ano

U Fabíola Cunha    t 12 de dezembro de 2016


Vamos encarar a realidade: as festas de fim de ano e as dietas não combinam.

Claro, essa época de confraternizações (trabalho, família e amigos) pede celebração e um pouco de relaxamento e distração. Mas a comilança acaba se estendendo por três refeições e por vários dias seguidos…

fim de ano

Para quem está mantendo uma alimentação bem regrada, com restrições, com algum objetivo em mente (ganho de massa muscular, perda de peso, etc. ) alguns truques podem ser aplicados para que a diversão gastronômica seja garantida – sem detonar os avanços de um ano inteiro!

Jejum

fim de ano

Se sua família planeja uma grande ceia de Natal, pule o café da manhã e almoço. Pular refeições é ruim quando se faz disso uma rotina, mas em apenas um dia, os efeitos são benéficos. Estudos comprovam que jejuns de períodos curtos (máximo de 24 horas incluindo as horas de sono) podem ajudar no controle da insulina e no direcionamento de energia para os músculos ao invés de gordura. Beba bastante água durante o jejum e, caso aprecie, bastante chá verde.

Exercícios antes da ceia

fim de ano

Prepare um treino intenso antes da grande ceia. Aeróbicos e anaeróbicos combinados para queimar energia guardada (glicogênio) e criar um vácuo energético, fazendo com que as células musculares exijam mais nutrientes que as células de gordura. Assim os alimentos vão ajudar a repor e reparar a musculatura. Caso seja um praticante de exercícios experiente, o treino pode ser feito durante o jejum.

Um estudo no European Journal of Applied Physiology sugere que treino em jejum pode aumentar o crescimento muscular. Atletas que treinaram durante o Ramadan (mês de jejum na religião islâmica) não registraram mudanças negativas na composição corporal durante o o jejum.

Suplemento

fim de ano

Antes do treino, tome um preparado de 10g de BCAA misturado com água. Você terá combustível sem carboidrato e, ao mesmo tempo, uma melhora no metabolismo pós-treino.

E assim você chega para a ceia com apetite, disposição e crédito de sobra para se esbaldar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *