Como obter resultados melhores no treino de braços?

U Fabíola Cunha    t 1 de outubro de 2016


Você se dedica aos exercícios para braços na academia, faz inúmeras repetições, usa os recursos disponíveis e ainda assim, nada de ficar com o braço definido. O que pode estar dando errado? Alguns erros comuns podem acontecer, impedindo que homens e mulheres atinjam o objetivo dos braços dos sonhos!

braços

Exercitar a área isoladamente

braços

Vamos direto ao ponto: 100 repetições com peso não vai dar um jeito na flacidez ou deixar seus braços mais fortes. O levantamento de bastante peso com foco na região dos tríceps não vai deixar essa região mais definida, pois apenas expande a musculatura, não queima a gordura localizada. Exercícios mais abrangente como flexões de braço, flexões de barra e levantamento verticais de pesos são mais eficientes do que trabalhar a área do tríceps apenas, pois trabalham musculatura das costas e ombros antes, promovendo a queima de gordura localizada que se conduz para os tríceps em seguida.

Aproveite e leia também: Quanto tempo sem ir na academia prejudica o treino?

Pegar pesado sem preparo

braços

Comece onde você deve começar, sem pular etapas! Tentar fazer exercícios muito avançados já no início pode atrasar seu progresso, já que dificilmente você vai conseguir executar o movimento todo, ou todas as repetições. Flexões de braço, por exemplo, têm diferentes graus de dificuldade. Comece apoiando as mãos em uma parede ou banco, treine até conseguir 3 séries de 10 com tranquilidade e depois passe para o solo. Evolua com consciência de estar realizando todo o movimento e todas as repetições, sem “trapacear” devido à exaustão ou despreparo.

Combine os treinos

braços

Muitas pessoas focalizam apenas os membros superiores ou inferiores e os trabalham separadamente. Especialistas apontam que fazer um completo trabalho para todo o corpo é mais vantajoso. Movimentos combinados aumentam o gasto calórico e fazem os treinos mais eficientes, combinando pernas e braços. Isso auxilia muito a coordenação motora e consciência corporal, pois exige concentração.

O medo de ficar bombado (a)

braços

A não ser que sua intenção seja a hipertrofia, que exige um planejamento e alimentação bem específicos, dificilmente exercitar os braços com pesos vai, do nada, fazer com que os membros fiquem muito grandes. Mas como saber qual a carga certa? Estabeleça como objetivo de 3 a 5 séries de 12 repetições. As últimas duas repetições devem sim ser difíceis de completar. Assim que ficar fácil, é hora de aumentar a carga. Mais fácil que isso e, pode ter certeza, você não está estimulando a musculatura o suficiente para ver resultados.

Postura

braços

Consciência corporal é um fator determinante para obter o efeito desejado nos exercícios de braço. Uma postura ereta ou neutra é essencial, olhe-se no espelho enquanto faz as séries de exercício e perceba se não está curvando as costas ou tensionando os ombros. Peito e ombros devem estar “abertos”. Nesse quesito, um instrutor ou educador físico por perto é fundamental para as primeiras correções. Se você tem que curvar as costas enquanto trabalha bíceps, é porque a carga está muito alta.

Alimentação

hamburguer

Não tem escapatória: para ver os músculos aparecendo em seus braços, sua taxa de gordura corporal deve ser baixa. Por isso, cuidado com os alimentos. De nada adianta tomar todos os cuidados acima e deixar de olhar para o que ingere. Mais proteínas na alimentação, menos carboidratos e gorduras. Simples assim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *