Dieta sem Lactose

U Marcos A.    t 26 de fevereiro de 2014


A dieta sem lactose não é mais uma forma de emagrecer doida e desesperadora. Ela é muito parecida com a dieta sem glúten e dá para substituir todas as substâncias que são encontradas no leite por outros alimentos facilmente. A soja, por exemplo é uma excelente fonte de proteínas, fibras e vitaminas no complexo B. Além disso, ele tem menos gordura do que o leite de vaca e também possui baixos níveis de colesterol, um tipo de gordura que cria placas de ateroma na parede dos vasos podendo interromper o fluxo sanguíneo e levar ao infarto. 

Dieta sem Lactose

Como fazer a Dieta sem Lactose

Essa dieta é bem simples. Basta retirar o leite e todos os seus derivados como queijo, iogurte, manteiga entre outros. Algumas pesquisas identificaram que algumas substâncias contidas no leite como a lactose e as proteínas (caseína e betalactoglobulina) provocam inflamações no aparelho digestivo. Essa dieta pode ser seguida por longos períodos sem medo, pois fazendo as substituições corretas, você não ficará privado de nenhum dos nutrientes essenciais para a saúde. Além disso, a lactose pode provocar desconforto gástrico e formação de gases.

Dieta sem Lactose

As proteínas são substituídas sem risco pelo leite de soja e seus derivados como o tofu. Já o cálcio, tão conhecido composto do leite, pode ser encontrado em igual quantidade ou até maior, nas folhas com coloração verde-escura, no gergelim ou nas amêndoas. Com todas essas vantagens fica fácil seguir a dieta sem riscos de ficar sem nutrientes. Esse tipo de dieta é ideal para indivíduos com intolerância à lactose, pois estes não possuem uma enzima chamada lactase, capaz de degradar e metabolizar essa substância.

Dieta sem Lactose

Se você souber equilibrar a dieta com os alimentos certos, não terá problema. Não adianta comer uma tonelada de comida que contenha vitamina D (derivados do leite, por exemplo) e não tomar um pouco de sol. É essa vitamina a responsável por manter o cálcio entrando e saindo das células e fazendo o seu trabalho. Por sua vez, é o sol que faz a vitamina D realizar a sua função. Fazendo tudo certinho e realizando atividade física diariamente, dá para secar até 4 kg em apenas 15 dias!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *