Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

U Marcos A.    t 9 de agosto de 2014


Dieta ou exercícios, qual emagrece mais? Estamos sempre em busca do corpo perfeito. Passamos horas nas academias e o objetivo da maioria é ter resultados de maneira rápida. O problema é que essa grande maioria imagina que fazendo o trivial da musculação (aquecimento e erguer peso) sem nenhum embasamento fisiológico já é o suficiente para conquistas os músculos definidos e a barriga de tanquinho.

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

Praticar atividades físicas é indispensável, não apenas para o emagrecimento e tonificação muscular, mas também, para a saúde como um todo. Fazer exercícios ajuda o organismo a funcionar menor e reduz a incidência de lesões. Mas, e a alimentação? Onde é que ela entra? Ter uma alimentação saudável é primordial e o o principal para quem quer perder medidas e ter uma vida mais saudável.

Dica: Conheça também a dieta da sopa.

A lógica da matemática

Agora vamos raciocinar com os seguintes números: um quilo de gordura é o mesmo que 7 mil calorias e para gastar toda essa energia são necessárias 14 horas de exercícios físicos. Calculando, são apenas 500 calorias que vão embora para cada hora de exercícios realizados. Se formos pensar, é muito pouco se comparado à quantidade de calorias que ingerimos por dia.

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

É por isso que pessoas obesas sentem grande dificuldade em perder peso, porque eles consomem muito, mas muito mais, do que eles realmente conseguem gastar. Esse grupo de pessoas chegam a consumir cerca de 5 mil calorias por dia! É impossível perder toda essa quantidade num só dia apenas com exercícios físicos.

O que pode ser feito?

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

Diante dos números não há dúvidas de que é muito mais fácil deixar de comer alguns alimentos calóricos como pão e arroz branco (substituindo-os pelos equivalentes integrais), refrigerante, sorvetes, biscoito recheado e outra infinidade de alimentos extremamente calóricos. Normalmente, gastamos, no máximo, 2 horas numa academia ou em qualquer outro tipo de atividade física e isso nos faria eliminar apenas 1000 calorias por dia o que poderia ser rapidamente recuperado com um pequeno lanchinho com queijo, pão branco e hambúrguer.

Mecanismo de recompensa

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

Além de todos esses detalhes quanto a alimentação é muito comum encontrar pessoas que compensam o bom comportamento de um atleta com um prato de macarronada. O raciocínio é bem simples: já que estou malhando feito louco posso me permitir a isso. Então, em apenas alguns minutos todo o seu esforço de 2 horas se exercitando vai pelo ralo.

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

Sem falar, é claro, das dietas milagres e que restringem grupos alimentares. Por falta de conhecimento, muitas pessoas pensam que a fórmula para perder peso é comer cada vez menos e praticar horas de exercícios. Quem faz algum tipo de atividade vai precisar de mais energia para conseguir um bom desempenho, principalmente na musculação.

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

O correto não é reduzir a quantidade de comida e sim a quantidade de calorias consumidas. Fazendo uma nova conta, a regra é básica: para perder peso você deve gastar mais do que consome. Não há a necessidade de passar fome. Você pode comer bem os alimentos que possuem alto valor nutritivo, apostar nas saladas, carnes magras e arroz integral na hora das refeições e pensar num sanduíche natural para o lanche acompanhado de um suco sem açúcar.

Dica: Leia nosso artigo sobre a dieta detox.

Criando novos hábitos

Uma das partes mais difícil para perder peso é justamente renegar essas delícias da culinária como uma boa feijoada ou um belo churrasco que todo brasileiro ama. Mas, se você começar a investir em novos hábitos todos os dias, rejeitar os alimentos calóricos se tornará, em pouco tempo, um comportamento natural para você e já não sentirá tanto desejo e necessidade de comer aquele alimento.

Dieta X Exercícios: qual emagrece mais?

Antes de pensar em ter um corpo perfeito, pense na sua saúde, o que é melhor para ela. Se cuidar agora com boa alimentação e exercícios físicos é pensar em ter menos chances de adoecer no futuro e chegar aos 60 sem restrições físicas ou mentais. Não existem fórmulas milagrosas para perder peso. Apenas a prática de exercícios e alimentação saudável podem te levar ao seu objetivo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *