Dilatador nasal: como funciona e o que pode fazer

U Fabíola Cunha    t 16 de julho de 2016


Um pequeno adesivo colocado sobre o nariz, que promete melhorar a respiração durante a prática de exercícios físicos, o sono ou durante um resfriado. Parece bobagem, mas o dilatador nasal podem ser vantajoso para a respiração.

Dilatador Nasal

Como funciona o Dilatador nasal

Ele funciona sem uso de medicamento no produto. No adesivo, uma a haste elástica flexível é colada sobre as narinas e acaba levantando as laterais do nariz de maneira quase imperceptível, abrindo as vias respiratórias nasais, melhorando a entrada e saída de ar.

Dilatador Nasal

Dilatador Nasal

Dilatador Nasal

Os atletas que aparecem com esse dispositivo em partidas de futebol, basquete ou até natação, por exemplo, ganham em oxigenação e, consequentemente, em eficiência. Há outras maneiras de respirar melhor durante os exercícios, mas por sua ação sem medicamento, o dilatador é uma opção para quem quer se sentir melhor ao praticar exercícios e também dormir melhor, diminuir o ronco e aliviar o desconforto de um resfriado durante a noite, por exemplo.

Porém, quem ronca deve procurar a causa do problema junto a um médico, já que o produto não soluciona o problema, apenas alivia o desconforto e pode diminuir o ruído. Pessoas com suspeita de apneia do sono devem ficar atentas.

A apneia é uma doença crônica, uma obstrução das vias respiratórias que interrompe a respiração por 10 segundo ou mais, repetidas vezes, durante o sono. Está relacionada a outras doenças, como hipertensão e obesidade. Casos de rinite alérgica, desvio de septo, adenoides aumentadas também não são solucionados com o uso do produto.

Veja aqui o Guia Completo para Perder Peso.

Como aplicar um dilatador nasal corretamente

  • Lave a pele do nariz e seque bem.
  • Não pode haver resíduo de cremes faciais e maquiagem.
  • Não deixe a fita sobre o nariz por mais de 10 horas por dia.
  • Em caso de irritação ou rachaduras, descontinuar imediatamente o uso.
  • Não aplique o produto sobre a pele irritada, ferida ou com acne.

Dilatador Nasal

Como podemos conferir aqui, um dilatador nasal é um auxiliar que pode fazer aqueles que respiram normalmente, respirarem melhor e aqueles que estão com dificuldades, por algum dos motivos citados acima, ganham qualidade de respiração.


Uma resposta para “Dilatador nasal: como funciona e o que pode fazer”

  1. Regina Célia disse:

    Sou idosa e tenho asma.
    Meu Filho ronca e comprou uns adesivos para melhorar o sono.
    Achei que talvez fosse bom e passei a usar
    Tenho desvio no septo nasal.
    Coincidência ou não tenho tido crises de asma pela manhã. Será que tem a ver com o adesivo.tenho acompanhamento com pneumologista mas só iria comentar com, ela na próxima consulta em meados de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *