Emagreça com a Dieta da Proteína

U Marcos A.    t 13 de janeiro de 2014


Já vimos dieta de todos os tipos, uma apenas com frutas e verduras que privilegiam as vitaminas, outras apenas a base de líquidos e outra com alto teor de gordura. Fora tantas outras dietas que aparecem muito a fora, a dieta da proteína foi pesquisa e estudada por um cientista de uma das mais renomadas universidades do planeta, a Universidade de Havard. Ela virou sucesso no mundo e no Brasil e é sobre ela que vamos falar agora.

proteina

Como funciona a A Dieta da Proteína

Essa dieta usa basicamente a mesma filosofia da dieta da gordura. O mecanismo é bem simples: a nossa principal fonte de energia são os carboidratos não é mesmo? Isso não é por acaso já que grande parte da nossa alimentação é composta por esse nutriente. Mas e se isso fosse invertido? Se ao invés de consumir mais carboidratos passássemos a consumir uma quantidade maior de proteína?

A Dieta da Proteína

Os níveis da nossa principal fonte de energia ficariam tão baixos que o nosso organismo seria obrigado a utilizar com muito mais frequência uma outra fonte, mais abundante no corpo que seriam as proteínas. Normalmente, ela é usada como a terceira fonte, logo atrás dos carboidratos e das gorduras. E como a quantidade dessas duas categorias de nutrientes teriam que cair bastante para dar lugar as proteínas é lógico que estas tomariam o seu lugar no pódio.

Como fazer a A Dieta da Proteína

Boa parte das dietas que conhecemos tendem a eliminar um grupo alimentar e isso é errado. O nosso corpo precisa de todos os nutrientes que a natureza os oferece para realizar suas funções básicas como respirar e pensar por exemplo. Se você encontrar um bom profissional ele vai te orientar a comer uma quantidade muito maior de proteína do que dos outros nutrientes, mas não vai eliminá-los da sua dieta em nenhuma hipótese.

DP3

Nós temos ricas e saudáveis fontes de proteínas como as carnes, que são as principais, o leite e o ovo. Quanto a este último, o melhor é consumir apenas a clara, mas a gema também contém proteína, porém é encontrado um alto teor de colesterol nela. O colesterol é uma gordura que tende a se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos, principalmente de pessoas sedentárias, e isso acaba prejudicando o sistema circulatório podendo causar um infarto ou acidente vascular cerebral. Um ovo contém aproximadamente 300 gramas de colesterol, quantidade suficiente para manter um homem durante um dia inteiro.

Como ocorre a perda de peso

A dieta das proteínas está dando certo no mundo inteiro com milhares de pessoas e uma coisa que ela tem de diferentes das outras dietas é que ela consegue reduzir o seu peso em menos tempo. Isso acontece porque ocorre um efeito termogênico, ou seja, uma aceleração no metabolismo nas atividades do nosso organismo fazendo com que o gasto energético seja muito maior perdendo mais peso em menos tempo.

DP5

O nosso corpo sente maior dificuldade em degradar as moléculas de aminoácidos que formam as proteínas. Portanto, nós gastamos 30% a mais de energia para degradar uma cadeia de aminoácidos do que uma de açúcares que formam os carboidratos. Além disso, as proteínas conseguem fornecer uma maior sensação de saciedade por um maior espaço de tempo fazendo com que uma menor quantidade de comida seja consumida e assim, também acabamos perdendo peso de duas formas ao mesmo tempo.

Whey Protein

Com certeza você já ouviu falar nessa substância e se não ouviu ainda, isso vai acontecer agorinha mesmo. Esse suplemento alimentar é muito famoso entre os praticantes de musculação que não conseguem ingerir uma quantidade de carne adequada para uma boa recuperação da fibra muscular após o treino. O consumo o whey é bastante aconselhado quando se trata de dieta da proteína. As carnes são muito bem vindas, mas elas possuem gordura saturada que prejudicam a nossa saúde causando doenças.

DP4

Mesmo aquela carne magrinha e grelhada tem o mal escondido dentro dela. É por isso que a dieta da proteína é baseada quase que toda no consumo de whey. Ele é uma proteína magra, livre da gordura saturada e portanto, mais saudável. É claro que não dá pra ficar tomando esse suplemento no café da manhã, almoço e jantar e é por isso mesmo que a dica é variar o cardápio, mas consumir o whey sempre que possível. Além disso você pode encontra-lo em vários sabores, os mais comuns são de baunilha, chocolate e morango.

Dicas importantes

Como em qualquer outra dieta, a primeira semana é a mais difícil, mas os resultados vão aparecer logo e são recompensadores. Uma dica importante e prática é ir ao mercado e fazer logo uma única compra com muitos tipos de carne como peito de peru, filé mignon, frango, peixes e outros como a soja que é uma carne vegetal. Isso evita que você caia das tentações que costumamos ver nas prateleiras.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Outra dica importante é não pegar tão pesado consigo mesmo. Não vá além dos seus limites e não se cobre tanto ou na primeira semana você já terá vontade de chutar o pau da barraca. Para não enjoar tão rapidamente das refeições procure fazer um tipo de carne para cada dia. Procure por receitas saudáveis, compre iogurte (de preferência desnatado), barras de cereais e de proteínas e procure diversificar ao máximo. No final de tudo você ficará feliz em ter sido tão disciplinado e verá os resultados do seu esforço aparecendo rapidamente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *