Emagreça tomando Spirulina

U Marcos A.    t 8 de maio de 2015


Hoje no mercado, existem uma quantidade quase infinita de produtos naturais que têm como proposta principal ajudar pessoas a perder peso. O óleo de coco e o de cártamo ficaram muito famosos por um certo período de tempo e constantemente novos emagrecedores estão aparecendo no mercado a todo instante.

Saiba aqui qual a real eficiência dos suplementos para emagrecer.

A spirulina não é tão divulgada como os seus primos mencionados acima. Também chamada de spirulina havaiana ela tem como principal mecanismo de ação oferecer a sensação de saciedade para o indivíduo e com isso reduzindo a fome. Mas, qual a maneira correta de consumir esse suplemento?

O que é spirulina?

Emagreça tomando Spirulina

Considerada por muitos anos como uma alga, na verdade a spirulina é um tipo de bactéria capaz de fazer fotossíntese que faz parte do grupo das cianobactérias. Aqui no Brasil, o melhor lugar para o seu desenvolvimento é na região do Pantanal. As bactérias utilizadas para fazer o suplemento em cápsula são a Arthrospira maxima e a Arthrospira plantensis.

A spirulina e a spirulina havaiana não são a mesma coisa apesar de muita gente chamá-las assim de forma indistinta. A spirulina havaiana é cultivada na região do Kona, no Havaí e ainda conta com um diferencial importante: ela está livre de metais como chumbo e mercúrio que são encontrados nas tintas de embarcações.

Descubra os efeitos da cafeína para o emagrecimento.

Benefícios da spirulina

Emagreça tomando Spirulina

Para aqueles que praticam musculação, a spirulina pode ser um grande aliado: ela possui cerca de 53 a 62% de proteínas. Além disso ela também conta com boas doses de zinco, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina B12. Veja abaixo outros benefícios encontrados:

  • A spirulina contém uma substância chamada de fenilalanina, um aminoácido capaz de estimular a sensação de saciedade. Ele forma uma espécie de gel dentro do estômago que reduz o tempo de esvaziamento gástrico.
  • Ela também consegue agir em benefício daqueles que sofrem com o colesterol elevado. A spirulina contém boas gorduras, entre elas o ômega-6, mais especificamente, o ácido graxo gamalinolênico.
  • Melhora as barreiras imunes do nosso sistema: a grande quantidade de zinco que a spirulina oferece é o grande responsável por deixar o nosso exército de glóbulos brancos mais preparados do que nunca para evitar ou combater uma doença.
  • Para vegetarianos: esse grupo de pessoas não consome carnes, principal fonte de proteína na nossa alimentação. Portanto, a spirulina é uma excelente opção para repor esse nutriente tão importante.

Spirulina emagrece ou não?

Emagreça tomando Spirulina

Não há dados que comprovam cientificamente que a spirulina pode ser considerado um emagrecedor. Por ser uma fonte rica em proteínas, esse novo emagrecedor natural, promove sensação de saciedade já que as proteínas demoram mais tempo para serem degradadas e com isso você passa mais tempo com a sensação de barriga cheia.

Porém, como todos os outros produtos naturais para perda de peso, este não é diferente. Tenha em mente que a spirulina apenas dará uma pequena ajuda e fará com que você perca peso mais rápido, um pouco mais rápido. Sem uma dieta balanceada e exercícios físicos é melhor não gastar dinheiro comprando este produto.

Como usar a spirulina

Emagreça tomando Spirulina

Por ser um alimento natural não é necessário receita médica para adquiri-la. Porém é importante que você consulte um profissional antes de ingerir. O mais comum é encontrá-la na forma de cápsulas em farmácias de manipulação e a dose diária deve ficar entre 500 e 2000 miligramas. Também é possível encontrar a versão em pó em casas de produtos naturais e consumi-la com sucos ou nas refeições.

Efeitos adversos da spirulina

Emagreça tomando Spirulina

Apesar de ser um emagrecedor natural, a spirulina também apresenta contraindicações para alguns grupos. Por exemplo, pacientes que possuem o ácido úrico elevado não devem consumi-la, gestantes e lactantes também não. E se você estiver na dúvida o melhor é perguntar a alguém que entenda do assunto como um nutricionista, gastroenterologista ou nutrólogo.

A spirulina pode apresentar alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, vermelhidão no corpo, falta de concentração nos afazeres do dia a dia (ruim para o caso de estudantes, por exemplo) e transpiração excessiva. Se os sintomas ficarem muito incômodos ou exacerbados pare imediatamente a ingestão e consulte um médico.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *