Esporte de resistência: como se preparar?

U Fabíola Cunha    t 16 de janeiro de 2017


Não importa se você está treinando para uma corrida espartana, uma maratona, uma corrida local de 5km, uma viagem de bicicleta entre municípios (30km a 40 km em média) – há alguns cuidados que devem ser tomados para que o sucesso seja garantido. Para otimizar a performance, veja algumas dicas.

resistência

Hidratação

resistência

Antes de mais nada, hidrate-se. Fadiga muscular e cãibras são resultado da falta de hidratação, com redução dos eletrólitos como sódio e potássio. Tome no mínimo meio litro de água antes de sair para o treino, e no dia todo, 2 litros são obrigatórios.

Aquecimento

resistência

Muitos atletas de resistência começam o treino com uma corrida rápida ou pedalando de forma tranquila. Mas o corpo precisa mais que isso para se preparar para um corrida de estrada de longa distância. alongamentos dinâmicos, agachamentos, flexões de braço, pranchas são indicados para um aquecimento dinâmico, reduzindo o risco de lesões e estimulando o sistema nervoso a melhorar os movimentos.

O melhor tênis

resistência

Um tênis simples para ir à academia pode não ser a melhor solução. É preciso encontrar um calçado que seja exatamente o que seu pé precisa e também atenda ás exigências do esporte que está praticando. Procurar uma loja especializada com atendentes que possam avaliar exatamente o que você precisa é o melhor – nada de cair em modismos. Dependendo do nível de treinamento, um tênis para estabilidade ou para prover impulso deve ser escolhido. Veja nossas dicas para o tênis ideal!

Força!

resistência

Uma ideia equivocada entre atletas de resistência é que eles não precisam de treino de força. Porém estudos mostram que treinos de força aumentam a energia, velocidade e diminuem a chance de lesões.
Três treinos de força por semana, por cerca de 40 minutos, devem ser incluídos na rotina.

Proteínas & carboidratos

resistência

Atletas de resistência estão perdendo uma quantia respeitável de tecido muscular, assim como os que praticam treinos de força. Para cada kg de peso corporal, 2g de proteína devem ser consumidos. Carne vermelha e branca, ovos e iogurte grego são ótimas fontes. Tenha certeza de consumir cerca de 2 a 3 gramas de carboidratos a cada meio kg de peso corporal e escolha as melhores fontes, como aveia, batata doce, feijão, frutas e vegetais.


Uma resposta para “Esporte de resistência: como se preparar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *