Esteira ou rua? Saiba onde é melhor correr

U Milena Costa    t 31 de Janeiro de 2018


Essa é uma discussão que muitas pessoas iniciam, esteira ou rua é sempre algo que divide as pessoas. E de certa forma é uma questão de opinião. Nesse artigo você vai encontrar vantagens e desvantagens das duas, para escolher melhor sua forma de correr.

esteira ou rua

Correr na rua

  • Vantagens

Entre as vantagens de correr na rua, a principal é que é de graça, e se você não pode pagar uma academia, você poderá correr de graça na rua. Devido ao trabalho muscular maior e a variação de solo, o gasto calórico é maior.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os benefícios de correr na areia

Devido ao impacto maior na rua, correr periodicamente na rua pode reduzir o risco de osteoporose. A rua é menos monótono, para quem enjoa fácil de atividades físicas. Correr com o cachorro, ou em um parque bonito vendo pessoas, pode ser melhor.

  • Desvantagens

Infelizmente para correr na rua pode ser um problema em dias de chuva forte. Devido a alagações, correndo até o risco de um acidente. Se esse exercício não for periódico pode gerar lesões.

esteira ou rua

 Correr na esteira

  • Vantagens

A esteira diminui o impacto reduzindo o risco de lesões, para quem não faz treinos de corrida periódicos.  Não há interrupções que pode acontecer na rua, como na hora de atravessar uma rua, ou para que um pedestre passe.

O controle do ritmo na esteira é muito bom, podendo monitorar muito bem o seu treino. O que não é tão fácil na rua.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como evitar as principais lesões ao correr

  • Desvantagens

Custa um dinheirinho, ou você compra uma e coloca em casa, ou vai precisar pagar academia para usar. Entre as desvantagens também está o fato do menor trabalho muscular na esteira. Ou seja, o desempenho muscular é melhor na rua.

Procure um médico antes

esteira ou rua


É muito importante que além de usar o tênis correto para correr, para evitar lesões. Seja na esteira ou na rua. Você também precisa procurar um médico para verificar se está apto para s exercitar.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como correr ouvindo música pode provocar lesões

Não importa se você pretende correr na esteira ou na rua. É importante procurar o médico para evitar possíveis lesões ou outros problemas como de coração.

Afinal, esteira ou rua?

esteira ou rua


Não existe uma escolha ideal. Muitos corredores com bastante experiência acreditam que o ideal é um equilíbrio entre as duas opções. Para iniciantes o ideal é começar na esteira. Como a rua exige mais do corpo, os mais experientes se saem melhor que os iniciantes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre qual o melhor horário para malhar de acordo com seu objetivo

Se você não pode pagar uma academia ou por qualquer motivo quer correr apenas na rua. Você pode sim. Mas é preciso começar com caminhadas e ir aumentando o ritmo ao pouco, sempre respeitando seu corpo.

Em qualquer ocasião fique sempre atento para usar um bom tênis, procure se alongar corretamente e tenha uma dieta balanceada, pois isso ajuda muito. Com refeições antes e pós treino. Mas nada exagerado. Nunca se esqueça de estar bem hidratado, leve água com você, seja na esteira ou na rua.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *