Exercício físico no calor pode ser prejudicial!

U Fabíola Cunha    t 14 de agosto de 2017


Qualquer tipo de exercício físico no calor, ainda mais com a umidade alta, pode ser muito prejudicial. Primeiro, porque o ânimo e a disposição são difíceis de manter.

exercício físico no calor

Agora uma pesquisa da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, sugere outra consequência. Pode afetar de forma negativa as células dos tecidos musculares.

São resultados preliminares de um estudo fascinante: os pesquisadores querem saber como as mitocôndrias são influenciadas por diversos tipos de temperatura. Essa parte da célula são como geradores de energia celular.

Disfunções na mitocôndria estão relacionadas com obesidade, diabetes, envelhecimento precoce, etc. Os pesquisadores descobriram qual a temperatura ideal para praticar exercícios.

exercício físico no calor

O estudo, que ainda está sendo desenvolvido, usou 36 pessoas. Os cientistas removeram tecido muscular das coxas dos participantes antes, depois e horas depois de uma hora de pedaladas em uma câmara com clima controlado.

As temperaturas testadas foram 32 ºC, 20ºC e 6ºC. Eles procuraram nos tecidos respostas aos estímulos e como as proteínas se movem dentro das células musculares.

Exercício físico no calor e os resultados

Embora ainda esteja sendo feito, o estudo já concluiu que os participantes se saíram melhor em baixa temperatura do que em alta temperatura.

exercício físico no calor

Se nos primeiros cinco minutos o frio incomodou, depois o calor produzido tornou a prática bem confortável.

O calor excessivo, mais de 30ºC não se mostrou nem um pouco benéfico. O ambiente quente mudou muito a fisiologia dos participantes.

A resposta foi muito negativa, quase como se o organismo não tivesse se exercitado. O calor combinado com altos níveis de umidade relativa do ar é ainda pior. O suor do corpo não evapora corretamente quando o ar está úmido.

Isso resulta em um resfriamento muito precário do corpo, o que prejudica muito a motivação para continuar.

O estudo ainda vai mostrar se esse prejuízo é contínuo ou se o músculo consegue se aclimatar. O sistema cardiovascular e termoregulador trabalham para restaurar a resposta benéfica ao exercício?

exercício físico no calor

Porém, os pesquisadores não apontam que correr ou pedalar em dias quentes deve ser abolido. Mesmo que não sejam tão efetivos quanto em dias mais frios, os treinos ainda oferecem muito mais benefícios que prejuízos nessas condições.

Hidratação e alimentação saudável devem ser mantidos e se o calor na rua for extremo, a esteira da academia com ar condicionado pode ser a melhor opção.

Quer saber mais sobre como se exercitar em condições pouco favoráveis? Veja nossa matéria sobre esporte de resistência: como se preparar?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *