Exercícios Físicos Para Quem Tem Dor Nas Costas

U Marcos A.    t 9 de junho de 2014


Infelizmente, foi-se o tempo em que ter dor nas costas era coisa de idoso. Hoje em dia, até as crianças devem tomar os cuidados necessários para não prejudicar a coluna, principalmente nesta faze, quando os ossos ainda estão em formação. Muitos são os problemas que podem acarretar a coluna vertebral como a cifose, escoliose, lordose e muitos podem ter consequências sérias como a hérnia de disco, um prolapso do disco intervertebral.

A dor na região lombar é que tem afetado grande parte da população, principalmente aquelas que trabalham muito tempo sentados. Passar longas horas em apenas uma posição prejudica todos os músculos do corpo, mas principalmente a coluna, pois ela sofre grande ação da gravidade e a região lombar, que é responsável por manter o nosso equilíbrio.

Cuidados iniciais

Exercícios físicos para quem tem dor nas costas

Você decidiu que vai começar a praticar atividades físicas e já está empolgado para iniciar, mas é preciso fazer uma avaliação geral no médico, primeiramente. É preciso saber o que está acontecendo com o corpo por dentro e quais as possíveis deficiências ele pode encontrar frente a uma maior exigência que é o exercício. Para quem vai fazer musculação, avaliar bem a coluna é muito importante e realizar alongamentos, fixando 30 segundos em cada grupo muscular, antes de iniciar as séries, é importante.

Tratamento para dores nas costas

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Já pensou que praticar atividades físicas pode não ser o melhor remédio para as suas dores na coluna? Quando elas aparecem a sua melhor opção é procurar um especialista e fazer exames, pois fazer exercícios pode até piorar a sua situação. Problemas como escoliose ou algum tipo de compressão nervosa podem ser agravados por conta do impacto que um exercício simples como a corrida, pode causar.

Atividades aeróbicas

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Por mais que seja uma atitude inofensiva e que não vai demandar uma grande carga, é preciso saber qual a atividade aeróbica é específica para o seu tipo de problema na coluna. Por exemplo, quem sente dor na região lombar, o aparelho elíptico não é muito recomendado. Já aquelas que têm dores no cóccix não devem praticar pedaladas, pois essa região receberá toda a carga dos exercícios e as dores tendem a piorar.

Leita também: Qual o melhor? Exercícios aeróbicos antes ou depois da malhação?

Exercícios na água

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Quer achar exercícios que funcionem bem para a sua coluna? Pois bem, a sua melhor opção são exercícios de baixo impacto e a água pode te oferecer essa oportunidade. Todo mundo fica mais leve na água e portanto, o impacto nas articulações e nas vértebras é bem menor do que os exercícios feitos em solo. A hidroginástica e a natação são excelentes opções, mas não é qualquer tipo de nado que serve para o seu problema na coluna. Fique ligado!

Musculação

Exercícios físicos para quem tem dor nas costas

Aqui, qualquer pessoa deve ter o dobro de cuidado, principalmente quem sente dores na coluna. É necessário encontrar um bom educador físico na academia, que não pense apenas em hipertrofia, mas que veja o indivíduo como um todo. É muito comum ver profissionais orientando de maneira errada os alunos, acrescentando mais carga do que se pode aguentar e informando a angulação errada para as articulações. Prefira sempre realizar os exercícios nas máquinas, pois conferem maior estabilidade.

Exercícios para o core

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O core é o nome que damos ao nosso equilíbrio. O ponto de gravidade, ou seja, aquele que nos mantém de pé a maior parte do tempo se encontra, exatamente, na região da coluna lombar e do abdome. O fortalecimento muscular nessa região é muito importante para manter as vértebras estáveis. Portanto, toda a musculatura abdominal e, principalmente, o quadrado lombar, precisam ser bem trabalhados.

Equilíbrio e estabilidade

Exercícios físicos para quem tem dor nas costas

Praticar exercícios que visam o equilíbrio, a estabilidade e boa coordenação motora são excelentes para quem sente dor na coluna. Eles não exigem muito dos músculos e trabalham com o objetivo de fornecer maior movimento ao tronco como a dissociação de coluna e quadril, ou exercícios que movimentem as pernas e os braços ao mesmo tempo. Exercícios feitos com a fit ball ou esporte como o slack line são excelentes maneiras de trabalhar a percepção corporal.


3 respostas para “Exercícios Físicos Para Quem Tem Dor Nas Costas”

  1. Drica disse:

    aprendi realmente muito com seu site, muito obrigado mesmo!

    • EDSON CORREIA disse:

      muito bom,aprendi o necessário para o que precisava.

    • António Lopes de Moura disse:

      Muito boa informação, tenho muitos problemas na coluna por causa dos exercícios mal orientados, com essa informação vou corrigindo e talvez os problemas que tenho, venha desaparecer.

      Obrigado e um Abraço.

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