Exercícios para fazer na piscina de casa

U Marcos A.    t 25 de setembro de 2016


Você não tem tempo e morre de preguiça de sair de casa para correr ou ir a uma academia. Mas tem uma piscina em casa que quase não usa e que pode ser muito útil para melhorar a sua saúde. A questão é: qual é a melhor maneira de usá-la para esse objetivo? É justamente sobre isso que vamos falar agora.

Existem vários exercícios que você pode fazer na piscina de casa sozinho mesmo. É possível também contratar um profissional para te acompanhar em algumas atividades. É claro que para fazer isso o requisito mínimo é saber nadar. Se você o tem, então mãos à obra!

Caminhada na piscina

Exercícios para fazer na piscina de casa

Está enferrujado e já não pratica exercícios há algum tempo? Comece fazendo caminhadas dentro da piscina. Como a água é mais densa que o ar você sentirá uma maior resistência o que, por sua vez, promoverá maior gasto calórico se comparada a caminhada no solo. Você pode andar nas bordas da piscina ou fazer qualquer outro tipo de trajeto.

Leia também: Qual a ordem correta dos exercícios de musculação.

Corrida na piscina

Exercícios para fazer na piscina de casa

 

Aqui é para quem já está fazendo as caminhadas e quer subir um nível a mais. Já se sente preparado para exercícios com maior intensidade e que requerem um bom condicionamento cardiorrespiratório. Além do maior gasto calórico, corridas dentro da água reduzem e muito o impacto das articulações. Isso é ideal para evitar lesões pelo desgaste.

Exercitando os membros inferiores

Exercícios para fazer na piscina de casa

 

Bom, tanto a corrida quanto a caminhada já fazem isso. Mas se você quiser fortalecer as pernas sem precisar fazer um grande esforço aeróbico, é possível. Os exercícios são vários e basta usar a criatividade. Por exemplo, de lado, segure na borda da piscina, levante e abaixe a perna completamente esticada. Isso ajuda a trabalhar tanto a cadeia anterior quanto a posterior.

Exercitando os membros superiores

Exercícios para fazer na piscina de casa

Para trabalhar a musculatura dos braços, é necessário que o corpo esteja quase todo coberto de água, pelo menos até acima dos ombros. Ou então, você pode se agachar um pouco para não precisar ir a uma parte mais funda da piscina. Movimentos de empurrar a água com os braços se movimentando horizontalmente ou então submersos, subindo e descendo são alguns dos muitos exercícios que podem ser realizados.

Natação

Exercícios para fazer na piscina de casa

Os benefícios que a natação traz para a saúde são inúmeros. Ele consegue trabalhar o fortalecimento muscular de todo o corpo e ainda o sistema cardiorrespiratório. Da mesma forma que existem pessoas que malham em casa com a ajuda de um personal, você também pode contratar um profissional para lhe acompanhar nos treinos de natação sem precisar ir a um clube ou academia.

Tenha alguns acessórios

A água oferece um mundo de possibilidades. O fato de peso diminuir consideravelmente ajuda a praticar diversos movimentos. Para aumentar a variedade deles você pode comprar alguns acessórios para usar dentro da água como o espaguete, halter específico, palmar, caneleira. Tem até uma meia antiderrapante apropriada para usar dentro da piscina que pode ser bem útil.


Deixe uma resposta