Exercícios para Queimam Calorias

U Marcos A.    t 18 de fevereiro de 2014


Praticamente todo o tipo de atividade que fazemos no nosso dia a dia consegue queimar calorias, até para realizar o simples ato de ler essas palavras você está gastando energia e queimando calorias. Mas há alguns exercícios mais específicos e, portanto, muito mais eficazes de acabar com essas indesejadas visitas de uma vez por todas. Há opções para todos os gostos e tipos, por isso não adianta vir com a desculpa de não gostar ou não ter tempo. Certamente você é capaz de encontrar uma boa opção que combine com o seu estilo de vida.

Exercícios que queimam calorias

Corrida

Ela ainda está em primeiro lugar no pódio entre os exercícios que mais queimam calorias. É possível eliminar cerca de 900 calorias em apenas uma hora de corrida. Uma maneira mais eficiente de queimá-las em um intervalo menor de tempo é unir a corrida com a caminhada. Por exemplo, ao invés de sempre correr ou sempre caminhar, tente alterar: corra durante 3 minutos e caminhe durante 1 e logo em seguida corra por 1 minuto e caminhe por 30 segundos. Tente fazer intervalos sem uma sequência lógica, dessa forma o organismo terá que gastar um pouco mais de energia para se adaptar a todo momento a um novo ritmo.

Exercícios que queimam calorias

Apesar de ser um hábito muito saudável, existem algumas contra indicações como por exemplo, quem tem problemas articulares nos joelhos ou tornozelos é melhor pedir a orientação de um profissional e a permissão deste para a prática. A corrida é considerada um exercício de alto impacto e pode piorar problemas já instalados nas articulações. Ela é capaz de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, mas para quem sofre de problemas cardíacos ou falta de ar é melhor ir ao médico primeiro e fazer uma boa avaliação.

Pedalar

Já notou com as pernas dos ciclista são musculosas e torneadas? As mulheres que querem ter perna grossa e os homens que não conseguem esse efeito através da musculação podem apostar nesse esporte. Ele consegue recrutar as fibras dos músculos principais das coxas como o quadríceps e além de causar hipertrofia você também ganha fortalecimento muscular. Quarenta minutos desse exercício consegue eliminar, em média, 300 calorias.

Exercícios que queimam calorias

As contraindicações ficam para os que são portadores de problemas articulares em tornozelos, joelhos, quadris e até para quem tem problemas de coluna. A postura é algo muito importante para quem anda de bicicleta e se ela não for adequada pode promover a cifose que é o encurvamento da coluna torácica superior. Esse posicionamento reduz a amplitude da caixa torácica trazendo complicações respiratórias.

Boxe

Várias pessoas já ouviram falar, seja de um parente, amigo ou conhecido, como o box pode ajudar a perder peso de forma rápida. Em apenas uma  hora, você pode perder entre 600 e 800 calorias, tonificar e fortalecer músculos dos braços, pernas e abdome e ainda aprende uma forma de defesa. Para quem sofre de ansiedade e estresse é um esporte altamente recomendado, já que é possível descontar toda a sua energia e frustração num saco de areia. A atividade exige bom preparo físico e um excelente desempenho cardiorrespiratório.

Exercícios que queimam calorias

Musculação

Pensou que ela não entraria na lista? Pois é, a grande maioria pensa que levantar pesos nas academias só serve para criar hipertrofia, mas você também pode perder muito peso fazendo apenas musculação. Pense da seguinte maneira: os músculos costumam consumir gordura local para realizar diversas atividades e quanto maior as fibras ficam, mais energia será necessária para manter a atividade num patamar estável e satisfatório.

Exercícios que queimam calorias

A quantidade de calorias perdidas depende muito da intensidade com a qual a prática ocorre. Por exemplo, exercícios de fortalecimento muscular não exigem uma grande quantidade de pesos e não costumam ser atividades intensas, já o treino de hipertrofia costuma consumir muito mais energia para suprir a demanda. Mas lembre-se: depois de 1 hora de treino, as proteínas serão a fonte de energia utilizada pelo corpo e nesse momento o melhor a fazer é ingerir algum carboidrato ou parar a atividade.

Leia também nosso artigo sobres os tipos de treino de musculação.

Natação

Exercícios que queimam calorias

Ela, por si só, não causa hipertrofia muscular, mas consegue efeitos e uma quantidade de benefícios substancialmente maiores que os outros esportes. Na natação é possível treinar a coordenação, o senso de direção, as articulações ficam mais nutridas e se alongam com maior facilidade. Fazendo uma hora dessa atividade, é possível perder até 550 calorias Ela também é capaz de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e é muito indicada no tratamento de problemas respiratórios como a asma. Uma dica importante é sempre realizar o alongamento antes de entrar na água para evitar lesões e cãibras.


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